Métodos de Avaliação

Época especial

A época especial vai ser composta por 8 tarefas + 2 ExtraMiles, consoante as seguintes cotações:

Tarefa 1*    2 valores
Tarefa 2*    2 valores
Tarefa 3+    2 valores
Tarefa 4+    2 valores
Tarefa 5+    2 valores
Tarefa 6+    2 valores
Tarefa 7+    2 valores
Tarefa 8+    3 valores
Extra mile 1#    1,5 valores
Extra mile 2#    1,5 valores

As duas primeiras tarefas – indicadas com * - são obrigatórias. Todas as indicadas com + podem ser todas feitas para o 20 ou podem escolher-se apenas 3 para passar com 10. Por exemplo, posso fazer a 1 e 2 – obrigatórias – e depois fazer a 5, a 7 e a 8 por exemplo.

As Extra Miles – indicadas com # - podem ser feitas desde que tenham sido feitas as duas obrigatórias + 3 das restantes. Para se ter o 20 é necessário realizar todas as 10 tarefas com cotação total.

Os critérios de cada uma das tarefas são objetivos e fáceis de seguir. Sempre que tiveres alguma questão, estou ao dispor por email –  sofiasap@tecnico.ulisboa. Seja como for é sempre preferível o WhatsApp, uma vez que respondo mais rápido 😊 – 968 115 800 sempre ao dispor.

Estarei atenta a plágio – seja dos autores das fontes indicadas, seja a autores de outras fontes, seja a textos/trabalhos de colegas. Se for identificado plágio, é necessário fazer a UC noutro semestre.

Serão sempre valorizados os textos em que usas palavras tuas para explicar os conceitos. Como o objetivo é refletir sobre as temáticas, a tua opinião será solicitada em todas as tarefas. Podes realizar as tarefas em português ou em inglês, como preferires.

Serão descontados da cotação final 0.025 por cada ocorrência de qualquer uma das seguintes situações:
• Erros ortográficos – consserto em vez de concerto, por exemplo
• Gralhas – cnocerto em vez de concerto, por exemplo
• Discordância singular plural – O concertos foi excelente
• Discordância feminino/masculino – A concerto foi magnífica

Por exemplo, se numa tarefa acertares todos os critérios e cotação total – imaginemos 2 valores – e duas gralhas mais um erro ortográfico, a classificação final da tarefa será 2 valores – 0.025X3 = 2 – 0.075 = 1,925. Recomenda-se, portanto, uma correção ortográfica e uma releitura em todas as entregas para evitar descontos desnecessários.

Enviarei hoje as primeiras duas por email e mal se consiga resolver a situação da página colocarei também online. As restantes envio amanhã. O tempo estimado para cada tarefa é de duas a três horas e das ExtraMiles uma hora.

Os formatos de entrega serão variados e sempre indicados no enunciado das tarefas. A submissão será realizada no Fenix e em Dropbox – agradeço imenso a paciência 😊 – o Fenix é maravilhoso, com duas plataformas maravilhosas temos ainda mais certeza que tudo corre bem. A submissão final será um ficheiro zip ou um link para uma pasta Dropbox/google drive ou semelhante – neste caso, tem só o cuidado de partilhar com o meu endereço antes.

A data de entrega final corresponde ao último dia de época especial – dia 26 de julho às 23:59. Darei feedback individualizado a cada uma das tarefas realizadas e lançarei as notas no último dia de julho. Contrariamente ao regime normal, as entregas das tarefas são finais, sem resubmissões – recomendo vivamente leitura atenta dos critérios de correção para teres a melhor nota possível.

Métodos de avaliação

A unidade curricular disponibiliza três modalidades distintas de avaliação:  

- Modalidade presencial (presença e participação nas aulas + tarefas Lite)

- Modalidade remota (trabalhadores/as estudantes e outros/as estudantes que optem por alcançar os objetivos com tarefas Versão Full, exclusivamente autónomas, sem presença nas aulas)

- Modalidade mista (estudantes que em algumas sessões optem pela presença na aula + tarefa Versão Lite e, em outras aulas, optem pela tarefa Versão Full)

Em qualquer uma das modalidades, existirão no final do semestre três tarefas Extra Mile. 
Qualquer estudante pode optar por qualquer uma das modalidades semanalmente, sem comunicar essa decisão. Se, como exemplo, for a três aulas e na quarta sessão entregar a tarefa versão Full sem ter ido à aula, fica claro que optou pela Modalidade mista. Esta opção pode ser realizada pelo/a estudante em qualquer ponto do semestre sem comunicação da mesma à Docente. 

Método presencial

O método presencial pressupõe que o/a aluno/a vai às aulas, participa nas mesmas e realiza as tarefas propostas. Existirão vários momentos de registo de presença ao longo das sessões. Os atrasos serão registados e poderão ser compensados através de pequenas tarefas realizadas extra-aula.

Método remoto

Em todas as sessões existirão tarefas autónomas, com prazo de 1 semana de execução (os/as estudantes com estatuto de trabalhadores/as estudantes e/ou NEE terão sempre 1 semana a mais do que os/as restantes alunos/as, facilitando a gestão de picos no trabalho e a tranquila execução das tarefas propostas). Estas tarefas versão Full serão de complexidade superior às solicitadas em aula. O objetivo é que todos os/as estudantes dediquem o mesmo tempo aos temas propostos, quer estando na aula e participando nas tarefas propostas, quer fora da aula, adquirindo os objetivos de forma autónoma.

Método misto

Caso um/a estudante que opte pelo método presencial prefira, numa ou mais semanas em que não foi à aula, concluir a tarefa versão Full pode fazê-lo dentro do prazo previsto. Caso um/a estudante que opte pelo método remoto queira, por ter disponibilidade ou considerar que determinado tema é especialmente interessante, é sempre bem-vindo/a na aula.

Valores, tarefas e modalidades

Nesta UC vamos utilizar uma atribuição de notas baseada num sistema inverso, isto é, todos os/as alunos/as no início do semestre têm 20 valores. Para manterem esses valores é necessário, tema a tema, efetuar as tarefas propostas seja realizando a tarefa Full seja indo à aula e realizando a tarefa solicitada na mesma e entregando o respetivo deliverable: 
 

Tarefas, prazos e cotações

Todas as tarefas FULL terão, no seu enunciado, a indicação de 3 critérios objetivos que, de forma geral, serão afetos ao seguinte:

1.    Caracteres (tarefa escrita) e minutos (vídeo) mínimos e máximos

2.    Referências a realizar

3.    Conclusão da tarefa - Se a tarefa deve ser concluída com a indicação de um ponto de vista pessoal, com o relacionamento entre dois conceitos, com a resolução de uma situação real/problema solving ou semelhante

 

Mediante o cumprimento dos critérios, será atribuída a referente cotação:

- Se a tarefa cumprir os 3 critérios - Cotação total - 100%

- Se a tarefa cumprir 2 critérios - Cotação parcial - 70%

- Se a tarefa cumprir 1 critério - Cotação parcial - 30%

- Se a tarefa cumprir 0 critérios – Cotação nula 0%

  

O enunciado das tarefas FULL encontrar-se-á no separador Tasks da página da UC e a tarefa da semana será disponibilizada na sexta-feira da respetiva semana, de forma a dar o mesmo tempo aos/às estudantes que optaram por realizar a tarefa FULL e aos/às estudantes que por impedimentos extraordinários não conseguiram assistir à aula respetiva.

 

Todas as tarefas têm uma semana de realização para estudantes sem estatuto e duas semanas para estudantes com estatuto de trabalhador estudante e/ou NEE. Após a data limite de entrega ainda é possível entregar a mesma, com penalização de 0.05 valores por dia. Por exemplo, se um estudante entregar uma tarefa com 10 dias de atraso o máximo da cotação que pode atingir é de 1.5 valores (2 valores – 0.5 [10x0.05]). Quando a cotação máxima da tarefa for de 1 valor (20 dias após a data de entrega), já não é possível entregar a tarefa em questão.

As datas referência de cada uma das tarefas FULL podem ser consultadas na tabela seguinte:


 

Para consultar detalhadamente as penalizações por dia/tarefa por favor aceda ao separador Tasks. Se pretender esclarecer alguma questão relacionada com o método de avaliação por favor entre em contato comigo através de sofiasap@tecnico.ulisboa.pt