Métodos de Avaliação

A avaliação das actividades de Portfólio Pessoal inclui:

1. A efectiva realização da actividade, exigindo-se um certificado de participação ou realização, sempre que tal se justifique.
  2. Um Relatório, sintético, descrevendo as actividades realizadas e as aprendizagens não curriculares e experiências obtidas por cada aluno, podendo ter como Anexo a matriz do Anexo 2 do documento "Regulamento das Actividades de Portfólio Pessoal" (incluído em " Documentos" desta página de Portfólio Pessoal no Fénix), devidamente preenchida para a actividade realizada pelo aluno e as competências nela obtidas. O Relatório é individual, mas se as actividades forem realizadas em grupo, a Secção relativa às Actividades poderá ser comum aos diversos alunos que nelas participaram (ver o documento "Instruções para a Elaboração dos Relatórios de Portfólio Pessoal", também em "Documentos" desta página de Portfólio Pessoal ). Aquela Secção do Relatório pode conter como Anexos (ou links) os trabalhos efectivamente realizados, quando isso for adequado, e o certificado de participação, quando necessário.
  3. Um Documento PowerPoint com a apresentação da actividade realizada e da aprendizagem que esta proporcionou, e que será colocado na página WEB para divulgação pública.
  4. Uma Apresentação Pública do Documento PowerPoint indicado em 3.

O Relatório referido em 2 deve ser elaborado respeitando as instruções e os templates do documento " Instruções para a Elaboração dos Relatórios de Portfólio Pessoal " . A utilização destes templates e respectivas instruções são obrigatórias para todos os relatórios entregues. No caso da actividade ser colectiva, o relatório poderá ter a Secção relativa às Actividades comum aos diversos alunos que a realizaram, indicando explicitamente que foi uma actividade partilhada e identificando os colegas que nela participaram.

O Relatório referido em 2 terá um limite máximo de cinco páginas. O Documento referido em 3 terá um limite máximo de dez slides (com um máximo aconselhado de seis). A Apresentação referida em 4 terá uma duração máxima de oito minutos.

Os Portfólios Pessoais no ano lectivo de 2007/08 serão avaliados com uma de entre as seguintes classificações: "18 valores", "15 valores", "12 valores", ou "Reprovado". Esta classificação final tem em conta os seguintes pontos e com as seguintes ponderações:

- Qualidade do Relatório de Actividades e de Aprendizagem (conteúdo, clareza e correcção do texto escrito, conformidade com a formatação dos templates) - 50%

- Qualidade do Documento PowerPoint (conteúdo, clareza e correcção na transmissão da informação, aspecto gráfico) - 25%

- Qualidade da Apresentação Pública (clareza, voz, atitude, respeito pelo limite de tempo) - 25%