Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de a) avaliar o grau de vulnerabilidade dos aquíferos e o risco de poluição b) avaliar a fácies hidroquímica da água subterrânea, distinguindo os factores geogénicos dos antropogénicos c) prever a propagação dos poluentes nos aquíferos com auxilio de técnicas analíticas e /ou numéricas d) delimitar perímetros de protecção de captações utilizando quer modelação analítica como numérica. e) Propor estratégias de remediação e implementar redes e planos de monitorização. O futuro aluno ficará igualmente com um conhecimento sobre a qualidade da água subterrânea dos vários sistemas aquíferos de Portugal, assim como dos principais problemas de poluição que aí ocorrem.