Reports

MODELOS DE RELATÓRIOS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO

Reports

RELATÓRIOS SUBMETIDOS QUE NÃO RESPEITEM AS REGRAS AQUI DESCRITAS
NÃO SERÃO ACEITES NEM CONSIDERADOS PARA AVALIAÇÃO.
Antes de submeter a versão final, verifique com o máximo de atenção se está a respeitar as regras.

Não será dada oportunidade de re-submissão após a data limite!!!

Os Relatórios de Actividade, de Aprendizagem, são produzidos com um processador de documentos LaTeX (preferencialmente usando o serviço on-line em overleaf.com, e os Modelos disponibilizados nesse serviço). O Relatório de Avaliação de Grupo é preenchido online.

Os Relatórios de Actividade e de Aprendizagem devem ter como Título o nome da(s) actividade(s) desenvolvida(s).

Em termos de dimensão, um relatório sério e consistente deve ter pelo menos 4 páginas de conteúdo (em que a primeira página apenas conta com 50% de conteúdo devido ao Resumo e formatação do documento, e a última página contém normalmente as Referências ou Anexos). Ou seja, relatórios com menos de 3 páginas e meia, dificilmente obtêm uma valorização plena. Mas o texto também tem que ser conciso e objectivo, pelo que cada relatório não deve ultrapassar as 8 páginas.

O Relatório Comprovativo Detalhado de Execução (para o caso de Método de Avaliação A, ou Método de Avaliação C) é também produzido com um processador de documentos LaTeX (preferencialmente usando o serviço on-line em overleaf.com, e o Modelos disponibilizado nesse serviço).

Consulte as regras aplicáveis na Secção MÉTODO DE AVALIAÇÃO do website da disciplina.

Relatórios de Actividade e de Aprendizagem

O Modelo seguidamente indicado serve para a produção tanto dos Relatórios para Actividade como dos de Aprendizagem (o tipo de relatório é seleccionável no Modelo conforme instruções exaradas no ficheiro README.TXT que acompanha esse modelo).
O Modelo serve para escrita do conteúdo tanto em Inglês como em Português (a língua é seleccionável no Modelo conforme instruções exaradas no ficheiro README.TXT que acompanha esse modelo).

Os ficheiros necessários do Modelo, descritos na Tabela seguinte, estão acessíveis no overleaf.com pelo URL: https://goo.gl/t3zd2H

Ficheiro

Utilização

main.tex

Ficheiro base para o compilador. Não usar para colocar texto

PP_Report.tex

Ficheiro principal. Colocar neste ficheiro o conteúdo do Relatório

PP_Report_Preamble.tex

Ficheiro de configuração de opções

PP_Report_Cover.tex

Ficheiro de informação (titulo, autores, tipo de Relatório)

PPIEEEtran.cls

Ficheiro de Classe (definição do modelo do documento)

Mendeley.bib

Ficheiro de Bibliografia

*.png, *.jpg, *.pdf

Ficheiros de Imagens usadas

README.TXT

Convém Ler com muita atenção antes de escrever o Relatório!

Relatório de Avaliação de Grupo (para Actividades executadas em Grupo)

O Relatório de Avaliação de Grupo tem que ser preenchido individualmente por cada elemento do Grupo.
A falha de submissão do
Relatório de Avaliação de Grupo implica uma penalização de 2 valores.

O Relatório de Avaliação de Grupo é preenchido em: https://goo.gl/zYF55i

Relatório Comprovativo Detalhado de Execução

(componente 1 do Método de Avaliação A ou Método de Avaliação C no caso de Trabalhador Estudante ou equiparado)

O Modelo de relatório que descreve o propósito da actividade, o período de execução  e enumera as tarefas efectuadas com detalhe temporal está formatado para uma página de dimensão A4 (embora possa ter mais que uma página) e serve para escrita do conteúdo tanto em Inglês como em Português (língua seleccionável).

Os ficheiros necessários do Modelo estão acessíveis no overleaf.com pelo URL: https://goo.gl/nMbGFE

Convenção de Nomenclatura e submissão dos ficheiros

Os ficheiros dos Relatórios a produzir (formato PDF) terão que OBRIGATORIAMENTE usar a seguinte nomenclatura:

PP-TIPO_DE_RELATORIO-IDdeAluno.pdf

Sendo:

TIPO_DE_RELATORIO: AR (Actividade), LR (Apredizagem), PE (Comprovativo de Execução)

Os Relatórios são submetidos no FenixEdu NUM ÚNICO FICHEIRO ARQUIVO em formato de compressão obrigatório .ZIP com a seguinte nomenclatura:

PP-IDdeAluno1-IDdeAluno2-IDdeAluno3...-IDdeAlunoN.zip, --> no caso de Grupo, submetido pelo aluno de número mais baixo.

PP-IDdeAluno.zip, --> no caso de Relatório individual.

REGRA ESPECIAL PARA ACTIVIDADES EXECUTADAS EM GRUPO

O aluno com número mais baixo submete o Relatório de Actividade de Grupo juntamente com o seu próprio Relatório de Aprendizagem.

Os restantes membros do grupo apenas submetem o Relatório de Aprendizagem mas têm que indicar EXPLICITAMENTE no seu Relatório de Aprendizagem que a atividade foi efectuada em Grupo (têm que indicar a identificação de todos os membros do grupo).

Para tal, devem preencher no ficheiro PP-Report-Cover.tex o campo \author{Name_of_Student} com apenas o seu nome, e manter os identificadores de todos os membros do grupo no campo \IEEEcompsocitemizethanks{} tal como exemplificado no Modelo.

Exemplo do conteúdo dos ficheiros a submeter no FenixEdu:

A submissão no FenixEdu é efetuada individualmente por cada aluno. Todos os ficheiros são colocados num único arquivo .ZIP (seguindo a nomenclatura indicada anteriormente).
O arquivo ZIP irá assim conter tanto os documentos PDF produzidos, como os ficheiros fonte usados.
No
overleaf.com, bastará efetuar o "download" de todo o "Projeto" de cada relatório num arquivo ZIP, e também o "download" do PDF correspondente e renomear os ficheiros para submeter.

Na Tabela seguinte ilustram-se exemplos dos ficheiros a submeter e seus conteúdos:

Ficheiros de Relatório

Ficheiro ZIP a submeter

PP-AR-ist123456.pdf

PP-LR-ist123456.pdf
ist123456-my-report-activity.zip
ist123456-my-report-learnings.zip

PP-ist123456.zip

ZIP contém Relatórios Individuais do aluno ist123456

PP-AR-ist567890-ist987654.pdf

PP-LR-ist567890.pdf

ist567890-my-report-learnings.zip