(Imagem adaptada de mass-project.org)

O objectivo dos cursos de PORTFOLIO PESSOAL é o de estimular e apoiar os estudantes na aquisição ou melhoria de competências transversaissoft-skills—através da realização autónoma de atividades extra-curriculares, assim como na reflexão sobre as aprendizagens conseguidas e na forma de as relatar.
Soft-Skills são competências pessoais e sociais, que são necessárias para o sucesso na educação ou formação e no trabalho ou emprego, trabalhadas em Portfolio Pessoal:

• Através de mecanismos de educação/aprendizagem experiencial, onde os estudantes são estimulados a aprender (ou a fazer algo de forma diferente) executando uma atividade autónoma e/ou acompanhando ou observando a execução de atividades por outrém.
  • Com aprendizagens sócio-cognitivas adquiridas a partir da experimentação de atividades da "vida real", permitindo aos estudantes refletirem sobre as mesmas e treinarem a forma de as relatar (por escrito).
O processo de aprendizagem passa por um ciclo de [experimentação – reflexão – conceptualização – execução nova experimentação], assegurando a aquisição de competências conceptuais, técnicas, e transversais, capazes de potenciar a transferência dessas competências para novos contextos.

O método de avaliação é orientado ao processo e não simplesmente aos resultados, incluindo auto-avaliação através da reflexão e análise sobre a execução das atividades, e avaliação por pares, na qual os próprios estudantes são envolvidos no processo de avaliação, identificando as regras e/ou critérios aplicados ao trabalho desenvolvido, considerando ainda uma análise de "valor" em relação ao cumprimento desses critérios ou regras.