Material de trabalho das aulas laboratoriais

• Os enunciados das aulas laboratoriais (não de avaliação), assim como as suas resoluções, estão disponíveis no wiki https://goo.gl/8FhP1R

Endereços das sessões Zoom

Enunciados de avaliação e submissão de resoluções para avaliação

Informações sobre o Google Classroom

Modo de funcionamento

• As aulas laboratoriais destinam-se à resolução de problemas de modelação e de programação e decorrem no modelo "papel e lápis", por forma a concentrar o esforço na conceptualização e não nos problemas de interacção com a máquina.
  • As aulas 1 e 2 são introdutórias e destinam-se a recordar conceitos de linguagens semelhantes e a familiarizar os alunos com alguns dos novos conceitos, nomeadamente classes simples. Estas aulas têm um exercício de avaliação (durante os 30 minutos finais). Os 30 minutos finais são individuais e sem consulta de qualquer espécie.
  • As aulas 3 a 13 cobrem a generalidade da matéria e têm um exercício de avaliação (durante os 30 minutos finais). A resolução destes exercícios é individual e a aula deve ser usada como forma de resolver alguma questão menos clara. Os 30 minutos finais são individuais e sem consulta de qualquer espécie.
  • Os alunos são encorajados a implementar os programas desenvolvidos nas aulas laboratoriais e a pensar noutros (durante os períodos de estudo autónomo). Os horários de apoio (realizados em laboratórios) podem ser utilizados para estudo acompanhado.

Condições de avaliação

Não são avaliados alunos fora dos turnos de inscrição. Não são realizadas recuperações fora da semana a que corresponde cada exercício (no entanto, apenas são considerados para o resultado final os 10 melhores dos 12 possíveis -- 1 remoto e 1 presencial). Alunos que compareçam atrasados a estas aulas não são avaliados: é admitido um limite máximo de 20 minutos para entrada, após a hora definida para a aula (i.e., já contabilizando os 10 minutos do início). O exercício da primeira semana é considerado uma bonificação.

Não são considerados casos especiais na avaliação das aulas práticas. Alunos que considerem ter direito a tratamento especial e que não consigam comparecer com aproveitamento nestas aulas poderão requerer avaliação em época especial.

Devido às condições excepcionais causadas pela pandemia, não serão consideradas outras bonificações.

Alunos que o desejem, podem fazer exercícios adicionais em C++ (trabalho não presencial), correspondendo a um incremento máximo de 2 valores adicionais (cada exercício C++ tem a sua avaliação majorada pela do exercício Java correspondente -- este é feito na aula). Cada exercício C++ é entregue na aula laboratorial da semana seguinte. Este bónus é validado no final do semestre com um exercício presencial (em data a agendar para esse fim). Este valor majorará a nota obtida na componente C++. Apenas são aceites trabalhos manuscritos em folhas A4 não agrafadas (outros trabalhos terão classificação zero).

Alunos que tenham 75% de notas máximas consecutivas nos exercícios das aulas e não tenham nenhuma classificação inferior a 0.5 e não tenham faltado a nenhuma aula laboratorial têm um valor adicional na classificação final.