Programa

Programação com Objectos

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Programa

Programação com Objectos e Linguagem Java Introdução aos objectos: definição; longevidade; classes; métodos; programas. Regras de codificação em Java Operadores, expressões e controlo de fluxo em Java: precedências; atribuição; operadores; conversões de tipos; literais; controlo de execução Construção de objectos: iniciação e limpeza; construtores; métodos sobrecarregados; "this"; colector de lixo Organização de código: interface vs. implementação; bibliotecas; acesso aos membros Herança e composição: desenvolvimento incremental; "final"; carregamento de classes Polimorfismo; Classes abstractas e interfaces Classes internas: utilização e aspectos particulares de Java Tipos paramétricos Java: Enumerações; Excepções; Colecções; Entradas/saídas; Informação de tipos em tempo de execução Modelação (UML) Introdução à UML Diagramas de classes e de sequência Padrões de Desenho Introdução aos padrões de desenho: Singleton Apresentação e discussão de padrões de desenho: Composite, State, Template Method, Strategy, Decorator, Factory Method, Abstract Factory, Simple Factory, Observer, Visitor, Adapter, Façade, Bridge, Proxy