Aulas Práticas

As aulas práticas destinam-se à resolução de problemas de modelação e de programação e decorrem no modelo "papel e lápis", por forma a concentrar o esforço na conceptualização e programação e não nos problemas de interacção com a máquina (que estão cobertos pela realização do projecto).

As aulas 1 e 2 são introdutórias e destinam-se a recordar conceitos de linguagens semelhantes e a familiarizar os alunos com alguns dos novos conceitos, nomeadamente classes simples. Estas aulas têm um exercício de avaliação (durante os 30 minutos finais).

As aulas 3 a 13 cobrem a generalidade da matéria e têm um exercício de avaliação (durante os 30 minutos finais). Os alunos são encorajados a tentar resolver autonomamente os exercícios e usar a aula como forma de resolver alguma questão menos clara.

Os alunos são encorajados a implementar os programas desenvolvidos nas aulas práticas e a pensar em outros (durante os períodos de estudo autónomo). Os horários de apoio (realizados em laboratórios) podem ser utilizados para estudo acompanhado.

Pautas

As pautas com os todos os resultados parciais de avaliação podem ser consultadas em http://goo.gl/DoXv1n

Condições de Avaliação

Não são avaliados alunos fora dos turnos de inscrição.

Alunos que faltem mais de três aulas consecutivas perdem a vaga no turno e têm de se reeinscrever (eventualmente, num outro turno, caso a vaga tenha entretanto sido preenchida).

Alunos que o desejem, podem fazer exercícios adicionais em C++ (trabalho não presencial), correspondendo a um incremento máximo de 2 valores adicionais (cada exercício C++ tem a sua avaliação majorada pela do exercício Java correspondente -- este é feito na aula). Cada exercício C++ é entregue na aula prática da semana seguinte.

Alunos que tenham 75% de notas máximas consecutivas nos exercícios das aulas e não tenham faltado a nenhuma aula, têm um valor adicional na classificação final.