As aulas de laboratório são obrigatórias. Há 10 exercícios de programação realizados durante as 14 aulas de laboratório. Os 9 melhores exercícios valem 50% da nota final. Cada exercício será realizado de forma individual por cada aluno durante uma aula de laboratório. O tema do exercício diz respeito à matéria já leccionada e normalmente está relacionado com os exercícios da aula de laboratório da anterior. No entanto, pode haver exercícios que digam respeito à toda a matéria já leccionada.
Dado que a disciplina tem uma forte componente prática aconselham-se os alunos a preparem com antecedência cada aula de laboratório por forma a tirarem o máximo partido de cada aula prática e poderem assim realizar os exercícios de programação com sucesso. Assim, cada aluno deve fazer com antecedência pelo menos metade dos exercícios propostos para cada aula de laboratório e aproveitar a aula de laboratório para fazer os restantes exercícios e esclarecer dúvidas que tenham surgido na realização dos vários exercícios..
Cada aluno tem que estar inscrito num turno prático e tem que assistir às aulas desse turno. Em cada turno de laboratório só são avaliados os alunos inscritos no turno.Os grupos são constituídos por dois alunos e não é obrigatório que os dois alunos de cada grupo estejam inscritos no mesmo turno prático.