A framework suporta dois tipos de interface com o utilizador: textual (via linha de comandos) e gráfica. A interface com o utilizador por omissão da framework é a textual. O  corpo docente da disciplina de Programaçao com Objetos utiliza a interface textual para realizar os testes automáticos das projectos submetidos pelos alunos. Assim, ao desenvolver o seu projeto deve garantir o bom funcionamento da aplicação na interface textual. A execução da aplicação com a interface textual pode ser efetuada na linha de comandos  e não necessita de quaisquer parâmetros específicosPor exemplo, supondo que o ponto de entrada da aplicação desenvolvida é o método main da class aplic.Main, para começar a aplciação deverá dar o seguinte comando:

java aplic.Main

Note que caso a variável de ambiente CLASSPATH não esteja corretamente definida poderá ser necessári indicar  o seu valor em cada invocação do programa java ou javac. Neste caso, e de  um modo geral, este comando (ou o comando javac) terá então o seguinte aspecto:

java -cp .:Dir1:Dir2/ap.jar:Dir3/po-uilib.jar aplic.Main

em que Dir1 representa um diretório que contém classes a serem utilizadas nesta aplicação, Dir2/ap.jar representa a localizaçãoo de um  arquivo JAR ap.jar que contém  classes necessa ?rias para a execução ou compilação da aplicação e Dir3/po-uilib.jar representa a localização da framework de interacção com o utilizador po-uilib a utilizar pela aplicação.

A especificação da interface com o utilizador a ser utilizada através da framework po-uilib é realizada através da propriedade Java com o nome ui e pode ser indicada através do comando java. No caso da de se querer utilizar a interface gráfica (swing) suportada pela framework deve-se atribuir o valor swing a esta propriedade. Através do comando java é possível indicar o valor de uma propriedade utilizando a opção -D do comando java. Esta opção tem o seguinte formato -Dchave=valor, onde chave deve ser substituído pelo nome da propriedade que se inicializar e valor deve ser substituído pelo valor que se quer atribuir à propriedade em causa. Assim, caso queira correr a sua aplicação com a interface gráfica suportada pela framework po-uilib deve dar o seguinte comando:

java -Dui=swing aplic.Main

A interface textual está associada ao valor text. O valor por omissão da propriedade ui é text, pelo que se não for indicado nenhum valor para esta propriedade, esta fica com o valor text e portanto será utilizada a interface textual.

Embora experimental, também é possível executar a aplicação a partir de um browser utilizando um applet. Para tal basta incluir a invocação de um applet o num ficheiro de hipertexto (.html). No caso de uma aplicação desenvolvida com a framework po-uilib e escolhendo a interface com o utilizador applet, a aplicação começa a executar-se através da classe  pt.tecnico.po.ui.AppletInteraction da framework po-uilib a qual depois tem a responsabilidade de invocar o método estático main da classe principal da aplicação desenvolvida.  O nome (completo) da classe principal da aplicação é indicado através do parâmetro mainClass a indicar no elemento applet indicado no ficheiro de hipertexto::

<applet width=300 height=300
          code="pt.tecnico.po.ui.AppletInteraction"
          archive = ?"aplic.jar">
    <param name="mainClass" value="aplic.Main" >
  </applet>

Nota:  As applets foram uma tecnologia promissora mas por razões de segurança praticamente já não são utilizadas nas aplicações Web e a partir da versão 10 do Java passaram a ser consideradas como obsoletas pelo que podem deixar de ser suportadas pelo Java em versões futuras.