Relembra-se que:

• A cotação máxima de cada teste é de 10 valores:
  • A soma das classificações dos dois testes deve ser estritamente superior a 9.5, caso contrário o aluno reprovou a Programação com Objectos.
  • Cada teste está dividido em duas partes:
    • Parte 1 - conjunto de perguntas de resposta aberta  que valem 7 valores.
    • Parte 2 - conjunto de perguntas de escolha múltipla que valem 3 valores. Cada resposta correcta tem uma cotação de 0.6 valores e cada resposta errada tem uma cotação de  -0.15 valores.
  • É possível repescar os dois testes (ver secção Método de Avaliação).
  • Uma vez entregue um teste de repescagem, conta o melhor resultado obtido no teste de repescagem e no teste em causa. A nota do teste de repescagem só substitui a nota do teste em causa caso seja superior.

1º Teste

Pauta do 1º Teste: PO2015 - Pauta TT1.pdf
Comentários:
  • As notas do 1º Teste não estão más. 64% dos alunos têm uma nota superior à nota mínima da cadeira (4.75 na escala de 0-10). Há poucos alunos com notas muito más. Não há notas inferiores a 2.5. O número de alunos com notas entre 2.5-3 é 5. A pergunta pior foi a de realização de código, principalmente quando comparado com o resultado do ano anterior,, em que os alunos tiveram um melhor desempenho neste questão. Isto revela em parte o facto de este ano o teste teórico ter sido realizado primeiro que a entrega intermédia do projecto. A realização desta pergunta agora teria um resultado diferente.
  • Para os alunos que não tiveram uma nota boa no 1º teste, é fundamental estudar bem a matéria do 2º teste por forma a realizarem um bom 2º teste e assim só terem que repescar a nota do 1º teste.
  • A última questão da escolha múltipla (em que se tinha que indicar quais as linhas que tinham erros de compilação) foi avaliada da seguinte forma. Havia duas linhas com erros. Cada erro indicado correctamente vale 0.3. Cada erro indicado incorrectamente vale -0.15.
  • A questão em que se pedia para indicar qual das seguintes palavras não era uma palavra reservada utilizada no âmbito do tratamento de erros do Java, a resposta correcta era exception. Como  houve muitos alunos a escolher a opção "são todas utilizadas" porque confundiram exception com Exception, eu considerei esta resposta como certa. Por forma a distinguir os alunos que escolheram a alínea realmente correcta desta pergunta, a resposta correcta valeu a dobrar.

2º Teste

Pauta do 2º Teste:  PO2015 - Pauta TT2

Comentários:
  • A média do 2º teste é 5.18 (escala 0-10).
  • Já há 122 alunos que passaram à disciplina.
  • Uma parte significativa dos alunos praticamente não tocou (ou fez muito pouco) nas duas últimas questões do teste, que valem 35% do teste. Assim, é difícil conseguir passar, principalmente se a nota do 1º teste não for alta. É importante perceber os padrões de desenho para se conseguir ter uma classificação boa nestas perguntas. Pelo menos, deve-se dominar os 5 padrões Composite, Decorator, Observer, Strategy e Template Method por forma a conseguir-se responder pelo menos à penúltima questão. Vejam o livro de padrões e pratiquem com os exemplos de aplicação destes padrões disponibilizados na página da cadeira em Padrões de Desenho. Grande parte dos alunos que ainda não passaram teriam já passado caso tivessem tido uma boa classificação nestas questões.
  • Muitos alunos ainda revelam problemas no desenvolvimento do diagrama de sequência (que não é o diagrama de classes, como alguns alunos pensaram). Vale a pena investir algum tempo para assim se conseguir responder à questão em causa.
  • Relativamente às questões de escolha múltipla, um construtor nunca pode ser static!

Testes de Repescagem

Pauta da Repescagem do 1ª Teste: Pauta