Criação de um Projecto

Para cada aplicação em que seja necessário fazer debugging, é necessário criar um projecto no directório que inclui a aplicação. Este projecto deve identificar a classe com o método main (Main Class) e as várias entradas do classpath (Extra Classpath). Para realizar isto tem que seguir os seguintes passos:

  1. iniciar o DrJava
  2. Escolher a opção New do Menu Project;
  3. Na janela que aparece, dar um nome ao projecto, escolher o directório pai que contém o cóidgo da aplicação e carregar no botão Save;
  4. Alterar os seguintes campos na janela que aparece com as propriedades do projecto a criar:
    1. Project Root - deve ter o caminho absoluto do directório que contém o directório da aplicação
    2. Main Class - nome completo (com package) da classe com o método main;
    3. Extra Classpath - definição do classpath da aplicação. Adicionar uma linha por cada ficheiro jar ou directório necessário para correr a aplicação.
  5. Caso já tenha um projecto criado, então neste caso apenas necessitará de seleccionar o ficheiro com a descrição do projecto via opção Open do menu Project.

Execução do Debugger


Uma vez tendo escolhido o projecto, caso queira utilizar o debugger é necessário colocar o DrJava em modo debugger (escolher opção " Debug Mode" do Menu Debbuger) e compilar o projecto, caso ainda não o tenha feito, carregando no botão " Compile Project".   Nota: Sempre que compile o projecto, o DrJava deixa de estarem modo debugger, pelo que é necessário colocar o DrJava em modo debugger caso se queira utilizar o debugger.

DrJava permite colocar breakpoints em qualquer ponto do código. Para colocar um breakpoint, é necessário abrir o ficheiro (caregando no botão Open da janela do DrJava) com a classe onde se quer colocar o breakpoint, colocar o cursor na linha onde se quer colocar o breakpoint e escolher a opção " Toggle Breakpont on Current Line" do menu Debugger

Para correr o debugger, carregar no botão Run Project presente na janela do DrJava. O debugger só é executado caso o DrJava esteja em modo debugger. Caso contrário apenas é executado o método main indicado e o resultado da sua execução é apresentado na janela Console. Uma forma alternativa de iniciar o degubber, é escrever o comando "run main.Class" na janela Interactions (main.Class representa o nome completo da classe com o método main a executar).

Durante a execução da aplicação dentro do debugger, a execução da aplicação é suspensa sempre que a instrução a executar seja uma instrução com um breakpoint. Neste momento, é possível visualizar o valor de variáveis do programa na janela Interactions do DrJava. Escreva simplesmente o nome da variável cujo valor pretende ver esta janela e de seguida é apresentado o seu valor. Nesta janela, também é possível avaliar expressões Java.