Actividade

Esta aula está dividida em duas partes:

  1. Apresentaçãor/introdução do ambiente de trabalho a utilizar pelos alunos no desenvolvimento de aplicações nesta disciplina. 
  2. Construção de programa um programa simples utilizando a linguagem de programação Java.
  3. Receber o enunciado do Exercício de Programação 1 a entregar até ao início da aula de laboratório da próxima semana.

Enunciado da aula

Introdução ao ambiente de trabalho:

  Concretização de um pequeno exemplo:  
  • Concretize em Java uma classe chamada Numero que deverá representar um número inteiro. Esta classe deverá permitir o seguinte:
    1. saber o valor inteiro representado por uma dada instância de Numero;
    2. alterar esse valor;
    3. criar uma instância que inicialmente representa o valor 0;
    4. devolver o número representado por uma dada instância como uma string;
    5. e verificar se duas instâncias de Numero são iguais ou não. Considere que duas instâncias são iguais desde que representem o mesmo número inteiro.
    6. Construa uma aplicação Java que tem como objectivo exercitar as funcionalidades da classe Numero. Assim é necessário especificar o método main, nesta ou noutra classe. Este método deverá criar duas instâncias de Numero e verificar o correcto funcionamento dos vários métodos definidos em Numero.
  • Para a construção desta classe, deverá seguir a seguinte metodologia. Primeiro deverá definir qual é o estado desta classe (atributos) e a sua funcionalidade (métodos) e só depois é que deverá começar a codificar a classe.

Material de Apoio

Documentação @ Sun: http://docs.oracle.com/javase/7/docs/

Solução Proposta


Só deve consultar esta solução depois de tentar resolver o exercício pedido: Numero.java

Enunciado do Exercício 1 (EP1)

A disponibilizar pelo docente durante a aula.