Regras de codificação
O código desenvolvido na disciplina de Programação com Objectos deve seguir o seguinte conjunto de regras de codificação:
Nomes de classes
- Começar por uma maiúscula. As letras seguintes são minúsculas, excepto no início de novas palavras
- Não usar traços de união
- Evitar o uso de abreviaturas e acrónimos
- Bons exemplos: Gato, PeleGato
- Maus exemplos: gato, PULGA, Gato_pata
Nomes de métodos
- Letras minúsculas excepto a primeira letra de novas palavras
- Não usar traços de união
- Usar verbos
- Bons exemplos: correr(), correrDepressa(), chamarJerry()
- Maus exemplos: Felix(), Aceder(), obter_Peso()
Nomes de variáveis
- Letras minúsculas excepto a primeira letra de novas palavras
- Não usar traços de união
- Curtos mas com significado
- Evitar nomes com uma letra (excepto se a variável é temporária e para "deitar fora")
- i, j, k, m, n para inteiros
- c, d, e para caracteres
- Bons exemplos: acariciado, gato, meuComprimento
- Maus exemplos: Felix, meu_Comprimento
- devem começar com um traços de união (underscores) seguido de letras minúsculas
- Bons exemplos: _pessoa, _contador
- Letras maiúsculas e traços de união
- Bons exemplos: NUM_OSSOS, MAX_PONTOS
Outras regras
- Não colocar mais do que uma instrução por linha
- Evitar ser muito verboso ou sintético
- Não usar métodos “deprecated”
- Remover o código que está obsoleto e não é usado; não se limite a comentá-lo
- Ser coerente na colocação das chavetas, identação, e espaços
Actividade
- Resolução do enunciado da aula aplicando as regras de codificação da disciplina.
- Resolução do Exercício Prático 1 (EP1).
Objectivo
Realização de uma classe utilizando a linguagem de programação Java.
Enunciado da Aula
Realize uma classe Java que concretize uma porta lógica AND com duas entradas. Esta classe deve chamar-se AndGate e ter, entre outras que sejam (justificadamente) julgadas necessárias, a seguinte funcionalidade:
- Um método, designado setInputs, que indica qual o valor das duas entradas;
- Um método, designado getOutput, que indica qual o valor da saída, tendo em conta o estado actual das duas entradas.
Após ter realizado esta classe, codifique o método main respectivo, por forma a demonstrar o correcto funcionamento desta classe. Nomeadamente, este método deverá criar dois objectos da classe AndGate, colocar entradas diferentes para cada um dos objectos e escrever o valor da saída obtida para cada um destes objectos. Deverá escolher as combinações de valores de entrada correctas por forma a ter valores distintos na saída dos dois objectos.
Realize uma nova classe que concretiza uma porta lógica AND com três entradas. Esta classe deve chamar-se TrenaryAndGate e ter, entre outras que sejam (justificadamente) julgadas necessárias, a seguinte funcionalidade:
- Um método, designado getOutput, que recebe três argumentos do tipo boolean e devole o valor do resultado da operação lógica, tendo em conta o valor dos três argumentos. Este método deve ser concretizado usando a classe anterior.
Todo o código concretizado deve seguir as regras de codificação da disciplina.
Enunciado do Exercício 1 (EP1)
A disponibilizar pelo docente durante a aula.