Projecto: entrega do modelo UML

26 setembro 2022, 16:59 David Martins de Matos

Todas as entregas do projecto são cruciais para a sua concepção e são obrigatórias: a não realização de uma entrega conduz automaticamente a uma classificação de 0 (zero) na componente de avaliação relativa ao projecto e consequente exclusão da avaliação da disciplina no ano lectivo em curso (época normal).

A Entrega do Modelo UML avalia o estado do projecto relativamente à concepção do modelo. Esta entrega tem uma classificação máxima de 3 valores.

Devem ser entregues diagramas de classes correspondentes a todos os conceitos da aplicação, mesmo que esses conceitos venham a ser revistos/alterados futuramente. Podem ainda ser incluídas anotações nos diagramas, por forma a clarificar outros aspectos relevantes. Não é necessária a inclusão de getters/setters/equals/toString (e outros métodos já definidos no Java).

• Diagrama 1: diagrama do pacote po-uilib (material de apoio que não pode ser alterado): UML-po-uilib.pdf
  • Diagrama 2: diagrama do pacote prr-app (material do projecto completo -- pode receber adições de código em métodos execute, de atributos nas classes dos comandos e de classes auxiliares): UML-prr-app.pdf
  • Diagrama 3: diagrama do pacote prr-core (material do projecto incompleto e que deve ser completado e desenvolvido -- ou seja, deve incluir adicionalmente partes que correspondem à interpretação do enunciado): UML-prr-core.pdf

A entrega dos diagramas (obrigatoriamente manuscritos) é feita em documentos PDF na directoria "uml" do projecto obtido a partir do repositório CVS. O formato é A4 (cada diagrama pode ter várias páginas) e realiza-se até à data limite: 3ª feira, 2022/10/04, 12:00 (meio-dia). Documentos ilegíveis ou noutros formatos serão sumariamente ignorados, mesmo que isso resulte em reprovação dos alunos envolvidos: é da responsabilidade dos alunos produzir material de boa qualidade. O wiki contém uma receita passo-a-passo para o processo.

Apenas são aceites diagramas manuscritos e posteriormente digitalizados (usando uma aplicação de digitalização como nas aulas laboratoriais): serão recusados quaisquer diagramas produzidos com ferramentas informáticas.

Cada um dos 3 diagramas deve conter a seguinte declaração de autoria, assinada sob compromisso de honra (os diagramas entregues por grupos de 2 alunos devem conter duas declarações independentes -- uma por cada aluno -- com o mesmo texto e correspondente assinatura):

Declaro por minha honra que este diagrama foi realizado apenas pelos elementos que constituem o grupo de projecto. (assinatura)

Diagramas entregues sem declaração de autoria serão considerados indício de fraude e os alunos correspondentes excluídos da avaliação da disciplina, sendo comunicada a situação aos órgãos da Escola.

Agradece-se comunicação de questões relativamente a este assunto.