Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Mecânica

Pretende-se que os alunos consolidem e aprofundem os seus conhecimentos teóricos no domínio da plasticidade, da enformabili-dade e do atrito, desgaste e lubrificação aplicados ao processamento mecânico de materiais metálicos (processos de deformação plástica, de corte por arrombamento e de corte por arranque de apara). Pretende-se que os alunos desenvolvam competências na utilização qualificada de programas computacionais destinados à simula-ção numérica de processos de fabrico e no domínio da concepção e definição de procedimentos adequados à análise experimental dos processos de fabrico. A disciplina pretende ainda assegurar conhecimentos complementares em processos não convencionais de deformação plástica, de corte por arrombamento e de corte por arranque de apara, que habitualmente não são abordados na formação do 1º e 2º ciclos.