enunciado do trabalho prático (Português)

26 setembro 2019, 12:15 Joaquim Jorge Da Costa Paulino Pereira

PGMU

Trabalho prático

Estudo dois arruamentos

Seleccione dois arruamentos em duas zonas com características diferentes.

Um deles deverá ser num sector predominantemente residencial. O outro poderá ser escolhido num sector preferencialmente comercial ou industrial, ou mesmo numa zona desportiva ou logística, num complexo universitário, junto a uma igreja, a uma estação de comboios ou a um supermercado.

Apenas se irá considerar um trecho desses 2 arruamentos. As suas escolhas terão de ser previamente validadas pelo Professor da disciplina.

1. Perfil transversal da rua. Desenhe o perfil transversal da rua e também a planta numa extensão correspondente ao um quarteirão aproximadamente. Procure dar uma particular atenção à largura da faixa de rodagem (zona de circulação de veículos e de estacionamento) e dos passeios. Indique as dimensões e as inclinações que utilizar. Apresente uma fotografia geral de cada arruamento de forma a ilustrar o referido perfil transversal. Comente a geometria desse arruamento, tendo em conta o sector onde ele se enquadra.

2. Passeios. Calcule o nível de serviço dos passeios existentes num dos arruamentos escolhidos. Faça duas secções por cada passeio; calcule o fluxo (número de peões por unidade de tempo) num período de ponta e fora do período de ponta, a largura bruta e a largura útil. Comente os resultados obtidos. Caso o passeio lhe tenha suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente dentro de limites aceitáveis.

3. Passadeiras. Faça um desenho em planta de uma passadeira existente num dos arruamentos seleccionados (indique de forma clara a sua largura e os sinais verticais e horizontais que a assinalam). Comente os resultados obtidos. Se este caso lhe tenha suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente dentro de limites aceitáveis.

4. Estacionamento na rua. Faça um desenho em planta dos estacionamentos disponíveis num dos arruamentos seleccionados (indique de forma clara as zonas de estacionamento). Indique o tipo de ocupação do sector e o número de lugares necessários (arbitre valores se necessário dentro de limites razoáveis, justificando a sua opção). Comente os resultados obtidos. Se este caso lhe tiver suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente dentro de limites aceitáveis.

5. Drenagem da rua. Comente o tipo de drenagem superficial do arruamento (inclinações dos passeios, secções disponíveis para escoamento das águas junto do lancil, contribuições das drenagens dos prédios vizinhos, sumidouros e sarjetas, etc). Comente os resultados obtidos. Caso a rua lhe tenha suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente dentro de limites aceitáveis.

6. Estrutura do passeio e do arruamento. No perfil transversal dos arruamentos, esquematize a sua estrutura (passeios e zonas de estacionamento e circulação de veículos). Arbitre valores, se necessário. Comente os resultados obtidos.

7. Serviços. No perfil transversal dos arruamentos, esquematize a localização dos vários serviços identificados (esgotos pluviais e domésticos, água, electricidade, telefones, gás, TV cabo, etc) quer dos que identificou nos passeios quer nas zonas de estacionamento e circulação de veículos. Esta análise será feita essencialmente pelas tampas das caixas de visita que se observam à superfície. Arbitre valores, se necessário. Comente os resultados ob