A avaliação será feita através de um conjunto de séries de problemas (3)e uma monografia.
Nas aulas de laboratório serão realizados 4 trabalhos ao longo do semestre: um trabalho inicial, T0, cujo objectivo é familiarizar osalunos com as ferramentas que irão utilizar na componente prática dadisciplina; um trabalho (T1) que tem por objectivo o acompanhamento damatéria e a prática com sinais de fala reais logo desde o início dosemestre: e dois trabalhos (T2 e T3) de desenvolvimento de módulos desíntese e reconhecimento de fala. Os trabalhos devem ser feitos emgrupos de 1 ou 2 alunos (preferencialmente).
As séries de problemas realizam-se nas aulas teóricas (1h para a primeira, 1h30 para as duas últimas). Devem ser resolvidas individualmente.
A monografia deve ser feita em grupo e ter o formato de artigo de 4páginas a 2 colunas. O seu objectivo é incentivar os alunos a leremtextos sobre a matéria. As monografias cobrirão temas não cobertos nasaulas, mas para os quais os alunos têm as bases suficientes. Implicampesquisa bibliográfica. Já foi compilada uma lista de temas (ex:sumarização de documentos falados, terapia da fala). Serão feitasapresentações sobre as monografias no final do semestre. Cadaapresentação durará 20 minutos e é pública.
A classificação final é a média das 3 séries de problemas (pesos 20%,25% e 25%) e a monografia (peso 30%). Nesta última parcela contarátambém a apreciação global da participação activa de cada aluno nolaboratório. Para obter aprovação na disciplina, a média das séries deproblemas terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos terão a oportunidade de fazer um teste de repescagem, cobrindotoda a matéria. A nota substituirá a da série de problemas com piorclassificação.
Datas propostas:
Série de Problemas 1 - 6 de Abril Série de Problemas 2 - 18 de Maio Série de Problemas 3 - 8 de Junho Monografia - 15 de Junho Repescagem - 7 de Julho