Métodos de Avaliação

A avaliação será feita através de um conjunto de séries de problemas (3) e uma monografia.

Nas aulas de laboratório serão realizados 4 trabalhos ao longo do
semestre: um trabalho inicial, T0, cujo objectivo é familiarizar os alunos com as ferramentas que irão utilizar na componente prática da disciplina; um trabalho (T1) que tem por objectivo o acompanhamento da matéria e a prática com sinais de fala reais logo desde o início do semestre: e dois trabalhos (T2 e T3) de desenvolvimento de módulos de síntese e reconhecimento de fala. Os trabalhos devem ser feitos em grupos de 1 ou 2 alunos (preferencialmente).

As séries de problemas realizam-se nas aulas teóricas (1h para a
primeira, 1h30 para as duas últimas). Devem ser resolvidas
individualmente.

A monografia deve ser feita em grupo e ter o formato de artigo de 4 páginas a 2 colunas. O seu objectivo é incentivar os alunos a lerem textos sobre a matéria. As monografias cobrirão temas não cobertos nas aulas, mas para os quais os alunos têm as bases suficientes. Implicam pesquisa bibliográfica. Já foi compilada uma lista de temas (ex: sumarização de documentos falados, terapia da fala). Serão feitas apresentações sobre as monografias no final do semestre. Cada apresentação durará 20 minutos e é pública.

A classificação final é a média das  3 séries de problemas (pesos 20%, 25% e 25%) e a monografia (peso 30%). Nesta última parcela contará também a apreciação global da participação activa de cada aluno no laboratório. Para obter aprovação na disciplina, a média das séries de problemas terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.

Os alunos terão a oportunidade de fazer um teste de repescagem, cobrindo toda a matéria. A nota substituirá a da série de problemas com pior classificação.

Datas propostas:

Série de Problemas 1 - 6 de Abril