Últimos anúncios

Época Especial 2019/2020

3 Agosto 2020, 15:07 Manuel Cabral Morais

Inscrição

- A inscrição ao exame de época especial de PE é obrigatória e faz-se junto da Área de Graduação do IST até dia 4 de Agosto, de acordo com https://guiaacademico.tecnico.ulisboa.pt/1o-e-2o-ciclos-e-ciclos-integrados/calendarios/calendario-de-prazos-academicos-20192020/

- Só têm acesso a este exame as/os alunas/os que reúnam as condições especificadas no regulamento de época especial disponível em https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/alunos/epoca-especial-de-exames/regulamento-de-epoca-especial/ e que vejam essas condições reconhecidas pela Área de Graduação do IST.


Figurino do exame

- Devido ao facto desta prova ter de se realizar quer presencialmente, quer remotamente e atendendo à avaliação já realizada à unidade curricular de PE, o enunciado do exame de época especial consistirá em 10 questões de entrada numérica ou escolha múltipla (com apenas uma opção correcta).

- Só poderão realizar o exame remotamente alunas/os especialmente autorizadas/os pelo Conselho Pedagógico do IST.

- Relembramos que, por decisão do Conselho de Gestão do IST:

1. “As avaliações de Época Especial decorrerão de forma presencial, nas instalações do IST. No entanto, todas as avaliações deverão também ser preparadas para serem realizadas remotamente (i.e., online). A avaliação remota será necessária para os grupos de alunos referidos no ponto 2, ou se a situação de pandemia se agravar e não permitir a utilização das instalações do IST.”

2. “Poderão efectuar as avaliações remotamente os seguintes grupos de alunos: estudantes estrangeiros inscritos no IST, incluindo os estudantes ao abrigo de programas de intercâmbio, estudantes internacionais, estudantes residentes nos arquipélagos dos Açores ou da Madeira, estudantes incluídos em grupo de risco e estudantes

portugueses envolvidos em programas de mobilidade outgoing à data da realização da avaliação.”


Data e horário do exame

- 8 de Setembro (3ª feira)

- 9:00-11:30


Sala(s) exame presencial

- A anunciar após 26 de Agosto.


Exame remoto

- A realização e submissão de exame electrónico, nas vossas áreas pessoais do fénix (barra de navegação à esquerda; “fichas de trabalho”), faz-se das 9:00 às 11:30 de Lisboa.

- Importa notar também que não serão aceites quaisquer pedidos de submissão de respostas após o período de realização e submissão acima.


Matéria

- Capítulos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 (completos).


Material facultado no exame presencial

- Enunciado

- Folha de rascunho

- Formulário


Material permitido

- Esferográfica/caneta

- Máquina de calcular (não é permitido o uso de calculadoras gráficas)

- Tabelas estatísticas

- Folhas de prova (cursos da Alameda e Tagus)

São permitidas somente calculadoras simples, não alfanuméricas, não programáveis, incluindo calculadoras científicas, desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: ter, pelo menos, as funções básicas +, -, *, /, raiz quadrada, raiz cúbica; ser silenciosa; não necessitar de alimentação exterior localizada; não ter cálculo simbólico (CAS); não ter capacidade de comunicação à distância; não ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.


Importante

a) É expressamente proibido:

- usar material que não o facultado ou permitido;

- resolver a prova a lápis ou em folhas de prova que não as permitidas;

- manusear telemóveis ou tê-los em local visível.

b) As/os alunas/os só podem apresentar-se à prova presencial munidas/os de

- cartão de Aluna/o do IST.

c) Durante o período de realização do exame não esclareceremos quaisquer dúvidas sobre as questões do exame.


Importante - exame remoto

a) Anotem as vossas respostas numa folha de rascunho. Notem que a instância do exame electrónico de cada aluna/o é sempre a mesma durante o seu período de realização e submissão do exame, pelo que não há necessidade de refazerem cálculos caso façam “refresh” da sessão.

b) Certifiquem-se que a vossa sessão do fénix está activa antes de submeterem as vossas respostas. Verifiquem que as respostas submetidas são as que pretendem efectivamente submeter.

c) Não efectuem arredondamentos nos vossos cálculos intermédios ou finais. Utilizem o material (tabelas, máquinas de calcular, calculadores on-line) que produza mais casas decimais.

d) Submetam as vossas respostas pelo menos uma vez durante o período de realização e submissão do exame electrónico. Só se guardam as respostas da última submissão. No entanto, atentem que, caso tenham submetido alguma resposta a uma questão de escolha múltipla, não será possível remover essa resposta sem que selecionem outra resposta. Notem também que antes de submeterem pela primeira vez as vossas respostas, é possível recarregar a página e limpar todas as respostas de questões de escolha múltipla, depois da primeira submissão, já não.

e) Uma resposta incorrecta a uma questão de entrada numérica não resulta em qualquer penalização na pontuação; a penalização por cada resposta incorrecta a uma questão de escolha múltipla é de 1/3 (e a pontuação associada é de -0.33), por forma a que o valor esperado da pontuação seja igual a 0, caso respondam aleatoriamente.


1º e 2º Testes de Recurso - Resultados da Revisão de Provas (Alameda)

12 Fevereiro 2020, 19:57


1º e 2º Testes de Recurso - Divulgação dos resultados (Alameda)

11 Fevereiro 2020, 07:31


1º e 2º Testes de Recurso - Datas importantes

29 Janeiro 2020, 15:44


Hora de início e distribuição por turnos e salas ALAMEDA - 1º e 2º testes recurso (29 Janeiro 2019)

26 Janeiro 2020, 13:37

Corpo Docente

Manuel Gonzalez Scotto

Responsável



Manuel Cabral Morais
maj@math.ist.utl.pt

Maria Almeida Silva
maria.jose.silva@tecnico.ulisboa.pt

Sofia Marta Lima Naique
sofianaique@gmail.com