Métodos de Avaliação

Método de Avaliação da UC de Probabilidades e Estatística

2º Semestre de 2013/14

Provas escritas: as provas escritas de avaliação de conhecimentos nesta UC são idênticas para todos os cursos, ressalvando contudo a eventual existência de mais de um turno para uma mesma prova e de múltiplos enunciados num turno.

Nota da avaliação escrita (NE)

• A duração  de cada teste é de 1h 30m;
    • Haverá dois testes de 1h30m, o primeiro realizado a meio do semestre de aulas e o segundo na época de exames. Haverá ainda uma data de recurso na época de recurso, onde os alunos poderão efectuar recurso do 1º Teste, do 2º Teste ou de ambos os testes;
    • A nota de cada teste é um valor entre 0 e 20. A Nota da avaliação Escrita, NE, é a média arredondada das melhores notas obtidas nos dois testes;
    • Nota mínima em cada teste:  7.0 valores;
    • O 1º Teste realizar-se-á durante o período lectivo, concretamente no dia 26 de abril de 2014, sábado;
    • O 2º Teste  realiza-se durante a Época Normal, no dia 11 de junho de 2014, quarta-feira;
    • A Época de Recurso realiza-se no dia 2 de julho de 2014, quarta-feira;
    • Sempre que um aluno efectuar recurso de um teste, a classificação obtida nesse recurso releva para a classificação na UC apenas caso seja superior à obtida pelo aluno durante o período lectivo (1º Teste) ou na Época Normal (2º Teste).

Nota da avaliação contínua (NC)

• A Nota da avaliação Contínua, NC, será um inteiro, 1 ou 2, atribuído pelos docentes das aulas teóricas com base na participação e nas classificações de exercícios-teste, de acordo com a seguinte correspondência: 2 - bom; 1 - insuficiente.
  • Em determinadas aulas teóricas os alunos resolverão um exercício-teste com grau de dificuldade semelhante ao dado nas aulas. Este exercício-teste será corrigido. Esta avaliação resultará na nota de avaliação contínua (NC). O docente das aulas teóricas registará os resultados da sua avaliação numa ficha com o nome, número.

Nota final (NF)

A nota final será calculada a partir da nota da avaliação escrita (NE) e da nota da avaliação contínua (NC) de acordo com a seguinte tabela:

NE/NC 1    2
9 REP 10
10 10 11
11 11 12
12 12 13
13 13 14
14 14 15
15 15 16
16 16 17
17 17 18
18 18 19
19 19 20
20 20 20

Os alunos com nota final superior ou igual a 18 valores e a queira defender terá de se submeter a prova oral, caso contrário ficará com classificação final de 18 valores; salienta-se  que qualquer aluno que escolha submeter-se a prova oral sujeita-se a que a sua classificação final venha a ser inferior a 18 valores.

Inscrições para Provas Escritas- Os alunos têm de inscrever-se para as provas escritas que desejem efectuar  na página da disciplina (inscrição electrónica) e de acordo com os prazos oportunamente divulgados. A inscrição é obrigatória, não se garantindo a realização da prova aos alunos que não estejam inscritos para a mesma.

Material facultado aos alunos nas provas escritas de avaliação:

• formulário  (incluído no verso da folha de instruções ou enunciado)
  • folhas de rascunho

Material permitido que o aluno deve levar consigo para realizar as provas escritas de avaliação:

• esferográfica/caneta
  • máquina de calcular (qualquer)
  • tabelas estatísticas
  • folhas de prova (cursos do campus da Alameda)

Durante a realização das provas, é expressamente proibido manusear telemóveis ou tê-los em local visível, bem como usar qualquer outro material(incluindo a resolução de provas a lápis ou em folhas de prova que não as permitidas).

Identificação Pessoal- Os alunos só podem apresentar-se a provas munidos do Cartão de Aluno do IST.

Anulação de Provas - A utilização ou a mera posse de materiais não permitidos em qualquer prova de avaliação são razões suficientes para a anulação da prova, sem prejuízo da posterior instauração de processo disciplinar nos casos em que a falta for considerada grave.

Época Especial  - Exame, com a duração de 3h, seguindo as disposições gerais em vigor no IST.