1º Teste

2 novembro 2020, 11:30 Manuel Cabral Morais

Data e turnos do 1º teste

- 21 de Novembro (Sábado).

- Salvo indicação em contrário, esta prova realiza-se em dois turnos:

Turno A, das 9:00 às 10:15 de Lisboa;

Turno B, das 11:00 às 12:15 de Lisboa.

Distribuição das/os alunas/os pelos dois turnos da prova

- Oportunamente divulgada no site da disciplina.

Inscrição electrónica

- É obrigatória, não se garantindo a realização da prova às/aos alunas/os que não estejam inscritas/os à mesma.

Período de inscrição

- 24 de Outubro (00:01) a 17 de Novembro (23:59).

Matéria do 1º teste

- Capítulos 2, 3, 4 e 5

(completos e correspondentes à matéria de Probabilidades).

Figurino do teste

- Salvo indicação em contrário, esta prova realizar-se-á quer presencialmente, quer remotamente.

- Só poderão realizar o teste remotamente alunas/os com estatuto “Presença on-line - Autorizada” ou "Presença on-line autorizada - Estudante Internacional" (ou que venham a ser autorizadas/os pelo Conselho Pedagógico do IST).

- O enunciado desta prova consistirá em 5 questões de entrada numérica ou escolha múltipla (com apenas uma opção correcta).

Teste remoto

- A realização e submissão do teste electrónico pelas/os alunas/os autorizadas/os faz-se nas áreas pessoais do fénix (barra de navegação à esquerda; “fichas de trabalho”):

Turno A - das 9:00 às 10:15 de Lisboa;

Turno B - das 11:00 às 12:15 de Lisboa.

- Importa notar também que não serão aceites quaisquer pedidos de submissão de respostas após os períodos de realização e submissão acima.

Material facultado no teste presencial

- Enunciado

- Folha de rascunho

- Formulário

Material permitido

- Esferográfica/caneta

- Máquina de calcular (não é permitido o uso de calculadoras gráficas)

- Tabelas estatísticas

São permitidas somente calculadoras simples, não alfanuméricas, não programáveis, incluindo calculadoras científicas, desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: ter, pelo menos, as funções básicas +, -, *, /, raiz quadrada, raiz cúbica; ser silenciosa; não necessitar de alimentação exterior localizada; não ter cálculo simbólico (CAS); não ter capacidade de comunicação à distância; não ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.

a) É expressamente proibido:

- usar material que não o facultado ou permitido;

- resolver a prova a lápis;

- manusear telemóveis ou tê-los em local visível.

b) As/os alunas/os só podem apresentar-se à prova presencial munidas/os de

- cartão de Aluna/o do IST (em alternativa, cartão de Cidadão).

c) Durante o período de realização do teste não esclareceremos quaisquer dúvidas sobre as questões da prova.

Importante - teste presencial

a) Não efectuem arredondamentos nos vossos cálculos intermédios ou finais. Utilizem o material (tabelas, máquinas de calcular) que produza mais casas decimais.

b) Uma resposta incorrecta a uma questão de entrada numérica não resulta em qualquer penalização na pontuação; a penalização por cada resposta incorrecta a uma questão de escolha múltipla é de 1/3 (e a pontuação associada é de -0.33), por forma a que o valor esperado da pontuação seja igual a 0, caso respondam aleatoriamente.

Importante - teste remoto

a) Anotem as vossas respostas numa folha de rascunho. Notem que a instância do teste electrónico de cada aluna/o é sempre a mesma durante o seu período de realização e submissão do teste, pelo que não há necessidade de refazerem cálculos caso façam “refresh” da sessão.

b) Certifiquem-se que a vossa sessão do fénix está activa antes de submeterem as vossas respostas. Verifiquem que as respostas submetidas são as que pretendem efectivamente submeter.

c) Não efectuem arredondamentos nos vossos cálculos intermédios ou finais. Utilizem o material (tabelas, máquinas de calcular, calculadores on-line) que produza mais casas decimais.

d) Submetam as vossas respostas pelo menos uma vez durante o período de realização e submissão do teste electrónico. Só se guardam as respostas da última submissão. No entanto, atentem que, caso tenham submetido alguma resposta a uma questão de escolha múltipla, não será possível remover essa resposta sem que selecionem outra resposta. Notem também que antes de submeterem pela primeira vez as vossas respostas, é possível recarregar a página e limpar todas as respostas de questões de escolha múltipla, depois da primeira submissão, já não.

e) Uma resposta incorrecta a uma questão de entrada numérica não resulta em qualquer penalização na pontuação; a penalização por cada resposta incorrecta a uma questão de escolha múltipla é de 1/3 (e a pontuação associada é de -0.33), por forma a que o valor esperado da pontuação seja igual a 0, caso respondam aleatoriamente.