Métodos de Avaliação

1. Modalidades de Avaliação - A avaliação de conhecimentos desta disciplina é feita segundo duas modalidades:
    • 1ª Modalidade - Exame Final
      • Os alunos que optarem pela 1ª modalidade podem comparecer às duas datas de exame.
      • A duração de qualquer exame é de 3 horas.
    • 2ª Modalidade - Testes
      • A 2ª modalidade é constituída por dois testes com igual peso na classificação final (10 valores cada um) e incidindo sobre partes distintas da matéria.
      • A duração de cada teste é de 1 hora e 30 minutos.
      • A nota em cada um dos testes não pode ser inferior à nota mínima de 3.5.
      • O 1º teste realizar-se-á durante o período de aulas e o 2º teste será realizado simultaneamente com o 1º exame.
      • Aos alunos que se submetam ao 2º teste é dada a possibilidade de, no final do teste, desistirem da modalidade de avaliação por testes, continuando na sala para fazer o exame.
  2. Melhoria de Notas
    • Os alunos inscritos para melhoria de nota devem seguir as disposições gerais em vigor no IST e comparecer unicamente a uma das três opções: testes, 1º exame ou 2º exame. A entrega do 1º teste exclui o recurso a qualquer dos exames e, caso a classificação nele obtida for inferior à nota mínima acima estabelecida, ao 2º teste. Analogamente, a entrega do 1º exame exclui o recurso ao 2º exame.
    • Os alunos em inscrição normal no corrente semestre que obtenham aprovação por testes ou no 1º exame podem aceder ao 2º exame para efeitos de melhoria de nota.
  3. Prova Oral - Em ambas as modalidades (testes e exame final) o aluno que tenha nota superior ou igual a 17 e a queira defender terá de se submeter a uma prova oral. Caso contrário, ficará com a nota de 17. Obviamente, qualquer aluno que se submeta a prova oral sujeita-se a que a sua nota final seja inferior a 17.
  4. Inscrições para Provas Escritas - Os alunos devem inscrever-se para as provas escritas que desejem efectuar, na página da disciplina (inscrição electrónica) e de acordo com os prazos oportunamente divulgados. A inscrição é obrigatória , não se garantindo a realização da prova aos alunos que não estejam inscritos.
  5. Identificação Pessoal - Os alunos só podem apresentar-se a provas munidos do Cartão de Aluno do IST.
  6. Anulação de Provas - A utilização ou a mera posse de materiais não permitidos em qualquer prova de avaliação são razões suficientes para a anulação da prova, sem prejuízo da posterior instauração de processo disciplinar nos casos em que a falta for considerada grave.