1º Teste

22 abril 2021, 21:56 Manuel Cabral Morais

Data e turnos do 1º teste

- 15 de Maio (Sábado).

- Esta prova realizar-se-á em dois turnos:

- Turno A, das 9:00 às 10:15 de Lisboa;

- Turno B, das 11:00 às 12:15 de Lisboa.

Distribuição das/os alunas/os pelos dois turnos da prova

- Oportunamente divulgada no site da disciplina.

Inscrição electrónica

- É obrigatória, não se garantindo a realização da prova às/aos alunas/os que não estejam inscritas/os à mesma.

Período de inscrição

- 17 de Abril (00:01) a 11 de Maio (23:59).

Matéria do 1º teste

- Capítulos 2, 3, 4 e 5

(completos e correspondentes à matéria de Probabilidades).

Preparação para a prova

Recomendamos que:

a) leia os materiais de apoio às aulas teóricas e práticas;

b) frequente os horários de dúvidas;

c) resolva provas de semestres anteriores.

Figurino do teste

- Salvo indicação em contrário, esta prova realizar-se-á quer presencialmente, quer remotamente.

- Só poderão realizar o teste remotamente as/os alunas/os com estatuto “Presença on-line - Autorizada” ou "Presença on-line autorizada - Estudante Internacional" (ler bloco de texto no final deste aviso).

- O enunciado deste teste consistirá em 5 questões, que deverão ser respondidas em detalhe na sua folha de prova.

Material facultado - teste presencial

- Enunciado

- Folha de rascunho

- Formulário (impresso no verso da folha de instruções ou enunciado)

Material permitido

- Folhas de prova (cursos da Alameda e Tagus)

- Esferográfica/caneta

- Máquina de calcular (não é permitido o uso de calculadoras gráficas)

- Tabelas estatísticas

São permitidas somente calculadoras simples, não alfanuméricas, não programáveis, incluindo calculadoras científicas, desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: ter, pelo menos, as funções básicas +, -, *, /, raiz quadrada, raiz cúbica; ser silenciosa; não necessitar de alimentação exterior localizada; não ter cálculo simbólico (CAS); não ter capacidade de comunicação à distância; não ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.

a) É expressamente proibido:

- usar material que não o facultado ou permitido;

- resolver a prova a lápis;

- manusear telemóveis ou tê-los em local visível durante a realização da prova.

b) As/os alunas/os só podem apresentar-se à prova presencial munidas/os de

- cartão de Aluna/o do IST (em alternativa, Cartão de Cidadã/ão).

c) Durante o período de realização do teste não esclareceremos quaisquer dúvidas sobre o enunciado da prova.

d) Anote na folha de rascunho os resultados que obteve e mantenha esta folha em seu poder, pois a revisão de provas não é presencial devido à crise sanitária em que vivemos.

Importante - teste remoto

a) As/os alunas/os em situação de risco (devidamente comprovada mediante declaração médica) e as/os alunas/os internacionais (que comprovadamente não consigam viajar para Portugal) poderão requerer o estatuto “Presença on-line - Autorizada” ou “Presença on-line - Autorizada - Estudante Internacional”. Estes estatutos permitem a realização remoas das provas de avaliação e poderão ser requeridos por e-mail dirigido à Área de Graduação (graduacao@tecnico.ulisboa.pt).

b) Preencha, previamente, a sua folha de prova e acrescente a seguinte declaração à primeira página dessa mesma folha:

“Declaro por minha honra que resolvi o teste utilizando apenas material autorizado, de forma autónoma e sem trocar qualquer informação por qualquer meio, com qualquer pessoa ou repositório de informação, físico ou virtual.”

c) Os enunciados individuais do teste para alunas/os autorizadas/os encontrar-se-ão nas áreas pessoais do fénix (barra de navegação à esquerda; “fichas de trabalho”):

- Turno A - das 9:00 às 10:15 de Lisboa;

- Turno B - das 11:00 às 12:15 de Lisboa.

d) Deverá responder em detalhe às questões do teste na sua folha de prova.

e) De seguida, fotografe ou digitalize:

- o seu Cartão de Aluna/o (ou Cartão de Cidadã/ão);

- todas as folhas que usou para resolver o teste.

f) Prepare um único ficheiro PDF com todas essas fotos (ou o material digitalizado).

g) Do nome do ficheiro deverá constar, por esta ordem e separados por hífen:

- o número de aluna/o;

- o primeiro e o último nome;

- as iniciais do curso;

- a palavra “Teste” seguida do respectivo código.

Por exemplo, 12345-CamiloBranco-MEBiol-Teste1A, 12346-VitorinoSilva-MEMec-Teste1B, etc.

h) Use a sua área pessoal do fénix, em particular as seguintes opções na barra de navegação esquerda

- Avaliação

- Projectos,

para submeter o ficheiro PDF que preparou.

i) Esta submissão deverá ser efectuada até às:

- Turno A - às 10:30 de Lisboa;

- Turno B - das 12:30 de Lisboa.

- Importa notar que não serão aceites quaisquer pedidos de submissão após a hora limite de submissão do seu teste.