Sumários

Exercícios 8.22, 8.23.

O mesmo da aula anterior

13 dezembro 2011, 16:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

F oram entregues enunciados de problemas tipo sobre a regressão linear simples aos alunos que os trabalharam em conjunto (com o auxílio do formulário) organizados em pequenos grupos. No final da aula foram entregues aos alunos as soluções detalhadas dos problemas propostos e respectivas classificações ponto por ponto.

NOTA: O programa foi totalmente cumprido (excepto o 8.7-teste de independência do qui-quadrado de Pearson em tabelas de contingência, que raramente todos os docentes conseguem ter tempo suficiente para o dar; e portanto raramente faz parte da avaliação de conhecimentos desta disciplina).

13 dezembro 2011, 15:00 Carlos Daniel Paulino

Exercícios 8.20, 8.22, 8.23.

O mesmo da aula anterior

12 dezembro 2011, 14:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Construção de intervalos de confiança e testes de hipóteses para o valor médio condicionado da variável dependente para um valor particular da variável independente (õm dedução das respectivas estatística fulcral e de teste).

Foi mais uma vez feito notar que a extrapolação não é permitida em modelos de regressão.

Um exemplo prático foi retirado do livro do Montgomery e entregue aos alunos para execução e discussã o. Tal exemplo focou as principais facetas do modelo de regressã o linear simples e sua análise, quando utilizada num problema da vida real, incluindo análise de residuos e seus ensinamentos. Os alunos organizados em pequenos grupos de trabalho foram obtendo a recta de regressão e os intervalos de confinça e testes solicitados com o auxílio do formulário distribuído na aula (o mesmo que lhes será´fornecido durante as provas de avaliação da disiciplina). No final da aula foram entregues aos alunos as soluções detalhadas.

Não houve aula

6 dezembro 2011, 16:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

por a docente ter estado presente na cerimónia de entrega das medalhas dos 100 anos do IST, que se realizou no salão nobre pelas 17 horas.