1 :: Posso colocar dúvidas por e-mail acerca dos exercícios?

Não se esclarecem dúvidas por e-mail. Consulte os horários de dúvidas de PE na página da disciplina.

2:: Se neste semestre o teste de PE decorre em dois horários diferentes (turnos). Posso realizar o teste num turno diferente daquele em que fui colocado?

Os alunos devem realizar o teste no turno a que estiverem colocados. Só em circunstâncias muito especiais serão considerados pedidos de mudança de turno, apresentados antecipadamente ao professor responsável de PE.

3 :: Necessito de condições especiais para realizar as provas de avaliação. O que devo fazer?

Deve dirigir-se atempadamente ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) onde será informado acerca do procedimento a seguir.

4 :: Não fiz a minha inscrição e gostaria de fazer a prova, o que posso fazer?

Não se garante que possa fazer a prova.

5 :: Onde será feita a afixação das salas das provas de avaliação?

A distribuição dos alunos pelas salas das provas de PE é colocada na página da disciplina com a antecedência possível.

6 :: Qual é o material permitido para as provas de avaliação?

Folhas de prova, versão atual das tabelas de PE e uma máquina de calcular.

7 :: Qual o material fornecido nas provas de avaliação?

Folhas de rascunho e um formulário.

8 :: Qual o tipo de máquina de calcular que posso usar numa prova de PE?

Não há restrições quanto ao tipo de calculadora a usar nas provas de PE. O importante é que ela não contenha cábulas.

9 :: Posso levar o meu telemóvel para as provas de avaliação?

Pode mas o telemóvel tem de permanecer silencioso e guardado.

10 :: Como posso identificar-me na prova se eu não tenho o cartão de estudante do IST?

Pode identificar-se usando um outro documento de identificação com a sua fotografia e, de preferência, com o seu número de aluno.

11 :: Posso ser avaliado neste semestre e a nota só ser lançada no próximo semestre quando me puder inscrever?

Para apreciar o seu pedido de transferência da disciplina de PE entre semestres é preciso que solicite a autorização do Conselho de Gestão do IST e ao Coordenador da sua Licenciatura. Desse pedido de autorização deverá constar a sua identificação, a justificação e um parágrafo indicando tomar conhecimento que, caso o seu pedido seja deferido, estará impedido de realizar provas desta disciplina no próximo semestre. Finalmente deverá entregar cópias dos pedidos deferidos na Secretaria do Departamento de Matemática - Piso 3 - ao cuidado do professor responsável de PE.

12 :: É possível comparecer à Época de Recurso mesmo tendo sido aprovado?

Sim. Os alunos podem efetuar (na Época de Recurso) recurso: do 1º Teste, do 2º Teste ou de ambos os testes. Sempre que um aluno efetuar recurso de um teste, a nota obtida nesse recurso releva para a classificação final na UC apenas caso seja superior à obtida pelo aluno durante o período  letivo (1º Teste) ou na Época Normal (2º Teste).

13 :: Um aluno que faça o 2º teste na Época Normal e não obtenha nota mínima, pode repetir o segundo teste na Época de Recurso?

Sim. (Ver resposta à questão 12.)

14 :: Onde posso encontrar a resolução da última prova?

Uma resolução abreviada ou soluções de cada prova é divulgada simultaneamente com os resultados da prova, na página de PE.

15 :: Posso fazer a revisão de provas fora da data divulgada?

Em princípio não; só em circunstâncias muito especiais serão considerados pedidos para efetuar revisão de provas fora da data/hora divulgada, os quais terão obrigatoriamente de ser apresentados antecipadamente ao professor responsável de PE.

16 :: Em que moldes funciona a revisão de provas?

O prazo limite para a chegada à revisão de prova é 30 minutos após a hora marcada para a mesma. A duração máxima de cada revisão de prova (por aluno) é de 30 minutos. Durante a revisão de provas: a) não são esclarecidas quaisquer dúvidas; b) não é permitida a comparação de provas ou a troca de impressões entre os alunos; c) não é permitido o manuseamento de telemóvel. Caso o aluno tenha alguma objecção em relação à correcção da prova ou alguma outra solicitação a fazer, deverá efectuar o pedido de revisão por escrito na folha de rosto agrafada à prova.

17 :: Gostava de saber onde são colocadas as pautas da revisão de provas?

Os resultados da revisão de provas de PE são publicados nas pautas disponíveis na página de PE.

18 :: Quais as condições de acesso à época especial de PE?

Deve contactar o Núcleo de Graduação para se informar sobre as condições de acesso ao exame de época especial.

19 :: A minha questão não é nenhuma das acima. O que devo fazer?

Em primeiro lugar deverá verificar se a sua questão não está esclarecida noutro item das páginas da disciplina. Se de facto não encontrou esclarecimento então deverá contactar o professor responsável de PE.