Sumários

P11

4 dezembro 2009, 14:00 Carlos Daniel Paulino

Exercícios 8.14 (concl.) e 8.17.


Regressão linear simples

3 dezembro 2009, 12:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

 

Estudo do modelo de regressão linear simples (modelo empírico que assume que o valor médio condicionado da variável dependente, Y -variavel aleatoria-, dado o valor da variável independente, x, é uma função linear de x). Foi mostrado que quando os erros são assumidos como tendo valores médios zero e variâncias constantes, embora não-corrrelacionados (o que muitas vezes acontece) não é possível usar o método de máxima verosimilhança aprendido no capítulo 6. Pelo que foi ensinado o método de mínimos quadrados para obtenção de estimadores dos três parâmetros b ásicos (os dois coeficientes da recta de regressão e a variância comum) do modelo de regressão linear simples

Discussão inicial do modelo de regress ão: objectivos e preliminares cuidados a ter antes de iniciar os cálculos respectivos (verificar que tem sentido físico relacionar as duas quantidades em causa através de uma relação linear); exemplos simples de aplicação.

Foi discutido que os estimadores de mínimos quadrados coincidem com os correspondentes estimadores de máxima verosimilhanca quando os erros são considerados independentes e normais de valores médios zero e variâncias constantes (e iguais). Neste caso foi visto que os estimadores dos dois parâmetros da recta são centrados e normais, e o da variância comum segue uma distribuição qui-quadrado (tilizacao do formulario que e fornecido nos testes e exames).  


P11

3 dezembro 2009, 09:00 Carlos Daniel Paulino

Exercícios 8.20 e 8.22.

Nota: Aula mista com alunos da turma de LMAC/EngBiom.


Teste de Ajustamento-Qui Quadrado

26 novembro 2009, 12:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Definição e construção de testes de ajustamento do qui-quadrado de Pearson: hipótese H 0 não-paramétrica; distribuição dos n elementos da amostra obtida por k<n classes; estatística do teste e sua distribuição qui-quadrado para grandes amostras; exemplos de aplicação no caso de população discreta e de população contínua.

 


P10

26 novembro 2009, 09:00 Carlos Daniel Paulino

Exercícios 8.14 e 8.17.

Nota: Aula mista com alunos da turma de LMAC/EngBiom.