Sumários

17 dezembro 2009, 12:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Foram entregues dois enunciados  de problemas de exames anteriores da disciplina sobre a regressão linear simples e trabalhados nesta aula teórica pelos alunos, organizados em pequenos grupos de trabalho. No final da aula foram entregues aos alunos as soluções detalhadas dos problemas propostos e respectivas classificações ponto por ponto.

FIM DO PROGRAMA.

P12

15 dezembro 2009, 17:00 Carlos Daniel Paulino

Exercício 8.23. Revisão de alguns aspectos sobre testes paramétricos unilaterais.

15 dezembro 2009, 12:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Foi feito notar que a extrapolação não é permitida em modelos de regressão.

Foram introduzidos os conceitos de coeficiente de determinação e de an á lise de resíduo. Exemplos (ilustrados por g ficos) de como uma an á lise de resíduos pode fornecer também indicações para a escolha de um melhor modelo de regressão, quando tal for o caso.

Foi entregue um enunciado de problema tipo sobre a regressão linear simples e trabalhado nesta aula teórica pelos alunos, organizados em pequenos grupos de trabalho. No final da aula foram entregues aos alunos as soluções detalhadas dos problemas propostos e respectivas classificações ponto por ponto.

Um exemplo prático foi retirado do livro do Montgomery e entregue aos alunos para execução e discussã o. Tal exemplo focou as principais facetas do modelo de regressã o linear simples e sua análise, quando utilizada num problema da vida real, incluindo análise de residuos e seus ensinamentos.

FIM DO PROGRAMA.

10 dezembro 2009, 12:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Estatísticas "pivot" e de teste para, respectivamente, testes de hipóteses e intervalos de confiança para os dois parâmetros da recta de regressão, e para o valor médio condicionado da variável dependente para um valor particular da variável independente. Conceito de erro padrão dos estimadores. Utilização do formulário.

Foram entregues aos alunos fichas com os principais resultados do modelo de regressão linear simples deduzidos na aula. Foi feito notar que uma vez calculada a recta de regressão estimada é preciso avaliá-la; sendo o teste paramétrico para aceitar ou não que o declive da recta de regressão é igual a zero e a análise do intervalo de confiança para o mesmo parâmetro) já por si indicadores da adequação do modelo; exemplos concretos de  aplicação.

P12

10 dezembro 2009, 09:00 Carlos Daniel Paulino

Exercício 8.23. Revisão de alguns tópicos programáticos geralmente pouco esclarecidos.