1 :: Posso colocar dúvidas por e-mail acerca dos exercícios?

Não se esclarecem dúvidas por e-mail. Consulte os horários de dúvidas de PE na página da disciplina.

2:: Se neste semestre o teste de PE decorre em dois horários diferentes (turnos). Posso realizar o teste num turno diferente daquele em que fui colocado?

Os alunos devem realizar o teste no turno a que estiverem colocados. Só em circunstâncias muito especiais serão considerados pedidos de mudança de turno, apresentados antecipadamente ao professor responsável de PE.

3 :: Necessito de condições especiais para realizar as provas de avaliação. O que devo fazer?

Deve dirigir-se atempadamente ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) onde será informado acerca do procedimento a seguir.

4 :: Não fiz a minha inscrição e gostaria de fazer a prova, o que posso fazer?

Não se garante que possa fazer a prova.

5 :: Onde será feita a afixação das salas das provas de avaliação?

A distribuição dos alunos pelas salas das provas de PE é colocada na página da disciplina com a antecedência possível.

6 :: Qual é o material permitido para as provas de avaliação?

Folhas de prova, versão atual das tabelas de PE e uma máquina de calcular.

7 :: Qual o material fornecido nas provas de avaliação?

Folhas de rascunho e um formulário.

8 :: Qual o tipo de máquina de calcular que posso usar numa prova de PE?

Não é permitido o uso de calculadoras gráficas. São permitidas somente calculadoras simples, não alfanuméricas, não programáveis, incluindo calculadoras científicas, desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: ter, pelo menos, as funções básicas +, -, *, /, raiz quadrada, raiz cúbica; ser silenciosa; não necessitar de alimentação exterior localizada; não ter cálculo simbólico (CAS); não ter capacidade de comunicação à distância; não ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.

9 :: Posso levar o meu telemóvel para as provas de avaliação?

Pode mas o telemóvel tem de permanecer silencioso e guardado.

10 :: Como posso identificar-me na prova se eu não tenho o cartão de estudante do IST?

Pode identificar-se usando um outro documento de identificação com a sua fotografia e, de preferência, com o seu número de aluno.

11 :: Posso ser avaliado neste semestre e a nota só ser lançada no próximo semestre quando me puder inscrever?

Para apreciar o seu pedido de transferência da disciplina de PE entre semestres é preciso que solicite a autorização do Conselho de Gestão do IST e ao Coordenador da sua Licenciatura. Desse pedido de autorização deverá constar a sua identificação, a justificação e um parágrafo indicando tomar conhecimento que, caso o seu pedido seja deferido, estará impedido de realizar provas desta disciplina no próximo semestre. Finalmente deverá entregar cópias dos pedidos deferidos na Secretaria do Departamento de Matemática - Piso 3 - ao cuidado do professor responsável de PE.

12 :: É possível comparecer à Época de Recurso mesmo tendo sido aprovado?

Sim. Os alunos podem efetuar (na Época de Recurso) recurso: do 1º Teste, do 2º Teste ou de ambos os testes. Sempre que um aluno efetuar recurso de um teste, a nota obtida nesse recurso releva para a classificação final na UC apenas caso seja superior à obtida pelo aluno durante o período letivo (1º Teste) ou na Época Normal (2º Teste).

13 :: Um aluno que faça o 2º teste na Época Normal e não obtenha nota mínima, pode repetir o segundo teste na Época de Recurso?

Sim. (Ver resposta à questão 12.)

14 :: Onde posso encontrar a resolução da última prova?

Uma resolução detalhada, abreviada ou soluções de cada prova é divulgada simultaneamente com os resultados da prova, na página de PE.

15 :: Posso fazer a revisão de provas fora da data divulgada?

Em princípio não; só em circunstâncias muito especiais serão atendidos pedidos para efetuar revisão de provas (RP) em data ou hora distinta da divulgada. Estes pedidos deverão ser enviados ao professor responsável de PE até 48 horas antes do horário divulgado para a RP. Caso o pedido seja atendido, a RP será marcada com a/o aluna/o em dia ou horário obrigatoriamente anterior ao inicialmente divulgado.

16 :: Em que moldes funciona a revisão de provas?

O prazo limite para a chegada à revisão de prova é 30 minutos após a hora marcada para a mesma. A duração máxima de cada revisão de prova (por aluno) é de 30 minutos. Durante a revisão de provas: a) não são esclarecidas quaisquer dúvidas; b) não é permitida a comparação de provas ou a troca de impressões entre os alunos; c) não é permitido o manuseamento de telemóvel. Caso o aluno tenha alguma objecção em relação à correcção da prova ou alguma outra solicitação a fazer, deverá efectuar o pedido de revisão por escrito na folha de rosto agrafada à prova.

17 :: Gostava de saber onde são colocadas as pautas da revisão de provas?

Os resultados da revisão de provas de PE são publicados nas pautas disponíveis na página de PE.

18 :: Quais as condições de acesso à época especial de PE?

Deve contactar o Núcleo de Graduação para se informar sobre as condições de acesso ao exame de época especial.

19 :: Como são avaliados os alunos inscritos a melhoria de PE?

A sua avaliação faz-se nos moldes descritos na seção "Métodos de Avaliação" deste site, pelo que deverão repetir a resolução das fichas electrónicas caso pretendam que a sua nota final preliminar seja calculada a partir da nota da avaliação escrita e da nota da avaliação contínua.

20 :: A minha questão não é nenhuma das acima. O que devo fazer?

Em primeiro lugar deverá verificar se a sua questão não está esclarecida noutro item das páginas da disciplina. Se de facto não encontrou esclarecimento então deverá contactar o professor responsável de PE.