Métodos de Avaliação

Método de Avaliação da UC de Probabilidades e Estatística

1º Semestre de 2019/20

A avaliação de conhecimentos na UC de Probabilidades e Estatística está articulada para todos os cursos, estando essa articulação a cargo do seu professor responsável, Prof. Manuel Gonzalez Scotto.

As provas escritas de avaliação de conhecimentos nesta UC são idênticas para todos os cursos, ressalvando contudo a eventual existência de mais de um turno para uma mesma prova e de múltiplos enunciados num turno.

A avaliação de conhecimentos na UC inclui duas componentes: Avaliação Escrita (obrigatória) e Avaliação Contínua (opcional)

Avaliação Escrita (obrigatória):

• Consiste em dois testes escritos, classificados numa escala de 0-20 valores, com igual peso na classificação final e incidindo sobre partes distintas da matéria. Esta avaliação resultará na Nota de avaliação Escrita (NE), sendo que:
  •  A duração  de cada teste é de 1h 30m;
  • Para obter  aprovação na UC, um aluno necessita de obter  classificações não inferiores a 7.0 valores em cada um dos testes e Nota Final não inferior a 9.5 valores;
  • 1º Teste realizar-se-á durante o período letivo, no dia 16 de novembro de 2019, sábado (em dois turnos consoante os cursos: 9h ou 11h);
  •  O 2º Teste  realiza-se durante a Época Normal, no dia 9 de janeiro de 2020, quinta-feira (em dois turnos consoante os cursos: 9h ou 11h);
  •  A Época de Recurso realiza-se no dia 29 de janeiro de 2020, quarta-feira. Os alunos podem efetuar recurso do 1º Teste (às 11h30), do 2º Teste (às 15h) ou de ambos os testes na Época de Recurso; sempre que um aluno efetuar recurso de um teste, a classificação obtida nesse recurso releva para a classificação final na UC apenas caso seja superior à obtida pelo aluno durante o período letivo (1º Teste) ou na Época Normal (2º Teste).

Avaliação Contínua (opcional):

• Consiste em seis fichas eletrónicas distribuídas via fenix ao longo do período de aulas. A Nota de avaliação Contínua (NC) corresponde à média das 5 melhores classificações obtidas pelo aluno de entre as 6 fichas eletrónicas distribuídas.

Nota Final (NF)

A nota final preliminar (NFP) será calculada a partir da nota da avaliação escrita (NE) e da nota da avaliação contínua (NC) de acordo com a seguinte fórmula:

• NFP=Max(NE, 0.1NC+0.9NE), com valor arredondado às unidades.

A nota final do aluno será NFP exceto se o seu valor for superior ou igual a 18 valores.

Um aluno cuja NFP seja superior ou igual a 18 valores e queira defender a sua NFP terá de se submeter a prova adicional, ficando com classificação final de 18 valores caso não o faça. A prova adicional realizar-se-á no dia 13 de fevereiro de 2020, quinta-feira, às 15h, no campus da Alameda, em sala a anunciar oportunamente.

Inscrições para Provas Escritas - Os alunos têm de inscrever-se para as provas escritas que desejem efetuar na página da disciplina (inscrição eletrónica) e de acordo com os prazos oportunamente divulgados. A inscrição é obrigatória, não se garantindo a realização da prova aos alunos que não estejam inscritos para a mesma.

Material facultado aos alunos nas provas escritas de avaliação:

•  formulário (incluído no verso da folha de instruções ou enunciado)
  •  folhas de rascunho

Material permitido que o aluno deve levar consigo para realizar as provas escritas de avaliação:

• esferográfica/caneta
  • máquina de calcular
  • tabelas estatísticas
  • folhas de prova (cursos da Alameda e Tagus)

Durante a realização das provas, é expressamente proibido manusear telemóveis ou tê-los em local visível, bem como usar qualquer outro material (incluindo a resolução de provas a lápis ou em folhas de prova que não as permitidas).

Não é permitido o uso de calculadoras gráficas. São permitidas somente calculadoras simples, não alfanuméricas, não programáveis, incluindo calculadoras científicas, desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: ter, pelo menos, as funções básicas +, -, *, /, raiz quadrada, raiz cúbica; ser silenciosa; não necessitar de alimentação exterior localizada; não ter cálculo simbólico (CAS); não ter capacidade de comunicação à distância; não ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.

Identificação Pessoal - Os alunos só podem apresentar-se a provas munidos do Cartão de Aluno do IST.

Anulação de Provas - A utilização ou a mera posse de materiais não permitidos em qualquer prova de avaliação são razões suficientes para a anulação da prova, sem prejuízo da posterior instauração de processo disciplinar nos casos em que a falta for considerada grave.

Época Especial - Exame, com a duração de 3h (e nota mínima de 9.5), realizar-se-á no dia 24 de julho de 2020, sexta-feira, às 9h, seguindo as disposições gerais em vigor no IST.