Métodos de Avaliação

Método de Avaliação da UC de Probabilidades e Estatística

1º Semestre de 2013/14

A avaliação de conhecimentos na UC de Probabilidades e Estatística está articulada para todos os cursos, estando essa articulação a cargo do seu professor responsável: Prof. António Pacheco Pires, Coordenador da Unidade de Ensino de Probabilidades e Estatística.

As provas escritas de avaliação de conhecimentos nesta UC são idênticas para todos os cursos, ressalvando contudo a eventual existência de mais de um turno para uma mesma prova e de múltiplos enunciados num turno.

A avaliação de conhecimentos na UC é feita por dois testes escritos, classificados numa escala de 0-20 valores, com igual peso na classificação final e incidindo sobre partes distintas da matéria, sendo que:

• A duração  de cada teste é de 1h 30m;
  • Para obter  aprovação na UC, um aluno necessita de obter  classificações não inferiores a 7.0 valores em cada um dos testes e média das classificações nos dois testes não inferior a 9.5 valores;
  • O 1º Teste realizar-se-á durante o período lectivo, concretamente no dia 16 de novembro de 2013, sábado;
  • O 2º Teste  realiza-se durante a Época Normal, no dia 9 de janeiro de 2014, quinta-feira;
  • Os alunos podem efectuar recurso do 1º Teste, do 2º Teste ou de ambos os testes na Época de Recurso; sempre que um aluno efectuar recurso de um teste, a classificação obtida nesse recurso releva para a classificação final na UC apenas caso seja superior à obtida pelo aluno durante o período lectivo (1º Teste) ou na Época Normal (2º Teste).
  • A Época de Recurso realiza-se no dia 28 de janeiro de 2014, terça-feira;
  • Um aluno que tenha média das classificações nos testes superior ou igual a 18 valores  e a queira defender terá de se submeter a prova oral, caso contrário ficará com classificação final de 18 valores; salienta-se  que qualquer aluno que escolha submeter-se a prova oral sujeita-se a que a sua classificação final venha a ser inferior a 18 valores.

Inscrições para Provas Escritas- Os alunos têm de inscrever-se para as provas escritas que desejem efectuar  na página da disciplina (inscrição electrónica) e de acordo com os prazos oportunamente divulgados. A inscrição é obrigatória, não se garantindo a realização da prova aos alunos que não estejam inscritos para a mesma.

Material facultado aos alunos nas provas escritas de avaliação:

• formulário  (incluído no verso da folha de instruções ou enunciado)
  • folhas de rascunho

Material permitido que o aluno deve levar consigo para realizar as provas escritas de avaliação:

• esferográfica/caneta
  • máquina de calcular (qualquer)
  • tabelas estatísticas
  • folhas de prova (cursos do campus da Alameda)

Durante a realização das provas, é expressamente proibido manusear telemóveis ou tê-los em local visível, bem como usar qualquer outro material(incluindo a resolução de provas a lápis ou em folhas de prova que não as permitidas).

Identificação Pessoal- Os alunos só podem apresentar-se a provas munidos do Cartão de Aluno do IST.

Anulação de Provas - A utilização ou a mera posse de materiais não permitidos em qualquer prova de avaliação são razões suficientes para a anulação da prova, sem prejuízo da posterior instauração de processo disciplinar nos casos em que a falta for considerada grave.

Época Especial  - Exame, com a duração de 3h, seguindo as disposições gerais em vigor no IST.