Métodos de Avaliação

Método

Os conteúdos programáticos e o método de avaliação de Projecto de Especialização Formativa serão ajustados ao programa específico de cada aluno, podendo tomar uma ou mais das seguintes vias:
1. Relatório relativo à participação em projecto de investigação, num centro de investigação do IST (ex: ICIST, CESUR), bem como noutros núcleos ou laboratórios de investigação que colaborem com o Doutoramento em Arquitectura (ex. LNEC, CRPOLIS);
2. Trabalho individual de investigação (pesquisa, recolha e sistematização), em arquivos ou centros de investigação externos (nacionais ou internacionais) sobre o tema de tese, com o acompanhamento do respectivo orientador;
3. Trabalho científico relacionado com o tema de tese, para apresentação de uma comunicação em congresso, conferência, seminário científico ou encontro de doutoramento (nacional ou internacional);
4. Artigo para submissão em revista ou publicação científica de reconhecido mérito na especialidade em causa.

A proposta de projecto de especialização e das actividades a desenvolver neste âmbito deverá ser apresentada pelo aluno ao docente responsável pela unidade curricular, nos primeiros dois meses do ano lectivo. O programa deve ser acordado com a entidade de acolhimento e/ou com o professor orientador da dissertação; no caso de o aluno ainda não ter orientador, deverá organizar o plano de trabalho com o professor responsável pela unidade curricular PEF, ao qual caberá sempre a aprovação do projecto, bem como a sua posterior avaliação, nos termos adiante indicados.
A avaliação será ajustada às actividades de investigação propostas, implicando a apreciação por 2 avaliadores (um dos quais o orientador) do trabalho produzido, sendo a ponderação final da responsabilidade do professor de PEF. Consoante os casos, devem verificar-se as seguintes condições:
1. Aprovação do plano de trabalho pelo orientador de tese e/ou pelo centro de investigação onde se vai realizar o projecto;
2. Aceitação da comunicação/publicação.

Critérios de avaliação
Relevância, qualidade e carácter inédito do trabalho; rigor e consistência na formulação da problemática e no método adoptado; relação com núcleo de investigação, evento e/ou publicação científica; potencial do trabalho para desenvolvimento, no âmbito de tese de Doutoramento em Arquitectura.

Cronograma
As actividades a realizar deverão ficar concluídas no segundo semestre de frequência do Programa Doutoral (até 2 de Junho de 2017).