Sumários

Projecto de Iluminação Natural

30 maio 2014, 11:00 Manuel de Arriaga Brito Correia Guedes

Projecto de Iluminação natural. Articulação com sistemas de iluminação artificial. Exemplos de boas-práticas: casos de estudo.


Estratégias de Design passivo 2

23 maio 2014, 11:00 Manuel de Arriaga Brito Correia Guedes

Estratégias de Design Passivo. Sistemas passivos especiais. Paredes de Trombe. Átrios e chaminés solares. Fachadas duplas. Arrefecimento radiativo. Tubos enterrados. Coberturas “verdes”. Exemplos de sistemas experimentais.

 Sistemas híbridos. Articulação com sistemas activos de energia renovável. Solar Térmico. Fotovoltaico. AVAC solar. Eólico urbano. Articulação com sistemas activos convencionais. Regimes “mixed mode”.


Estratégias de Design passivo 1

16 maio 2014, 11:00 Manuel de Arriaga Brito Correia Guedes

Estratégias de Design Passivo: integração no Projecto de Arquitectura. Potencial do design passivo na minimização do uso de sistemas mecânicos de climatização: redução do consumo de energia, melhoria de satisfação dos ocupantes, redução de problemas como SBS, SAD, etc. Interacção entre ocupantes e edifícios – estratégias de controle passivo e sua relação com conforto térmico e comportamento dos ocupantes, oportunidade adaptativa no design. Potencial do uso do design passivo em Portugal, incluindo considerações em termos de reabilitação de diferentes tipos de edifícios.

Forma e orientação. Área e tipo de envidraçado. Sombreamento. Casos de estudo, incluindo nova construção e reabilitação. 

Estratégias de Design Passivo. Isolamento e inércia térmica. Ventilação natural. Arrefecimento evaporativo. Casos de estudo, incluindo nova construção e reabilitação.

 


Ferramentas de Apoio ao Projecto 2

9 maio 2014, 11:00 Manuel de Arriaga Brito Correia Guedes

Ferramentas de apoio ao projecto bioclimático. Ecotect e Design Builder.


Ferramentas de Apoio ao Projecto 1

2 maio 2014, 11:00 Manuel de Arriaga Brito Correia Guedes

Ferramentas de apoio ao projecto bioclimático. Modelos físicos. Construção de “Maquettes” de estudo. Instrumentos e metodologias de análise. O Método LT.