Compreensão de Programas

Ilustração e Rastreabilidade

Testes com Utilizadores

Para garantir uma distribuição uniforme dos 4 formulários pelos alunos da cadeira, preencha o formulário correspondente ao seu turno.
  • Lab 02  |  Turno 2ªfeira, sala V1.20.1  |  Google Forms
  • Lab 03  |  Turno 2ªfeira, sala V1.13     |  Google Forms
  • Lab 04  |  Turno 4ªfeira, sala V1.13     |  Google Forms
  • Lab 05  |  Turno 4ªfeira, sala V1.23     |  Google Forms

Rastreabilidade

A rastreabilidade (traceability) é uma ferramenta de auxílio à compreensão de programas que permite identificar as linhas de código que são responsáveis pela geração dos objetos no modelo geométrico e vice-versa.

O pacote de modelação algorítmica Khepri tem disponível uma extensão de rastreabilidade para utilizadores do Visual Studio Code. Esta poderá ser uma ferramenta útil ao estudo e desenvolvimento do projeto da cadeira.

Se quiser experimentar usar a rastreabilidade disponível para o Khepri no seu computador, siga os seguintes passos.

1. Instalar a versão do Khepri compatível com a extensão:

1. Desinstale a versão que tiver instalada do Khepri no seu computador.

Com o cursor na REPL de Julia pressione a tecla ]. Verá a prompt de Julia (julia>) mudar para a prompt de instalação de pacotes (pkg>). À sua frente, escreva a seguinte instrução para remover o pacote Khepri:

rm Khepri
Quando a remoção terminar e a prompt (pkg>) reaparecer, pode avançar para o passo seguinte.

2. Instale a versão mais recente do Khepri disponível no Github. Esta versão está partida em módulos. Irá precisar dos módulos Base e AutoCAD.

Ainda na prompt de instalação de pacotes (pkg>), escreva as seguintes instruções uma de cada vez. Aguarde que a anterior termine de instalar para passar à seguinte.

add https://github.com/aptmcl/KhepriBase.jl

add https://github.com/aptmcl/KhepriAutoCAD.jl

Quando terminar de instalar ambos os módulos, pressione a tecla backspace (<--) para voltar à prompt de Julia (julia>).

3. Note que, nesta versão do Khepri, deverá substituir o uso das seguintes linhas:

using Khepri
backend(autocad)

por esta apenas:

using KhepriAutoCAD
O restante uso do pacote (no que toca às instruções lecionadas am PCA) é semelhante à versão anteiror.

2. Instalar a extensão:

1.  Descarregue o seguinte ficheiro: vsckhepri-0.0.1.vsix
  2.  Ctrl+Shift+P > Procure e selecione a opção Extensions: Install from VSIX.
  3.  Escolha o ficheiro que descarregou e clique Install.
  4.  Se o editor pedir um reload, faça o que ele sugere.

3. Usar a rastreabilidade:

[Sugestão] Divida o ecrã em 2 metades - VS Code de um lado e AutoCAD de outro.

1.  Acrescente a seguinte instrução ao seu programa e corra: traceability(true)
  2.  Corra o seu programa normalmente de modo a gerar geometria no AutoCAD.
  3.  Guarde qualquer alteração feita aos ficheiros de código que pretende rastrear.
       4.  Rastreabilidade programa->modelo

• Clique em Shift+Alt+T para iniciar.
    • Clique em qualquer linha de código no programa e verá identificada no modelo a geometria correspondente.
    • Repita quantas vezes desejar. A rastreabilidade manter-se-á ativa até ordem em contrário.
    • Clique novamente em Shift+Alt+T para sair deste modo.

5.  Rastreabilidade modelo->programa

• Clique em Shift+Alt+S. O AutoCAD ficará à espera de uma seleção por parte do utilizador.
    • Clique em qualquer objeto no modelo e verá identificada no programa a sequência de linhas de código responsáveis por gerar o objeto.
    • Repita quantas vezes desejar, clicando novamente em Shift+Alt+S para selecionar novo objeto.

Tutorial

Para os passos (2) Instalar a extensão e (3) Usar a rastreabilidade, poderá também assistir ao seguinte tutorial no Youtube: Traceability tutorial @ ADA channel