Notebooks foram pensados para a criação de narrativas computacionais facilmente reproduzíveis. Como tal permitem simultaneamente executar, documentar e partilhar projetos, intercalando código com documentação visual e textual. O mesmo notebook pode servir diversos propósitos, como tutorial, manual interativo, apresentação, ou até publicação científica. Projetos de arquitetura computacional beneficiam em grande medida da avaliação interativa do código (avaliação passo-a-passo), que é também promovida por estas ferramentas. A avaliação interativa é aqui conseguida através do sistema de células de input-output, onde os utilizadores escrevem fragmentos de códigos, executando-os de seguida para visualizar os resultados.


Nesta disciplina, propomos o uso de dois notebooks que suportam a linguagem Julia: o Pluto e o Jupyter.


Pluto

O Pluto foi especificamente concebido para a linguagem Julia e é um notebook reativo. Isto significa que é capaz de reconhecer dependências entre as células. Sempre que uma é alterada, todas as células que desta dependem são automaticamente atualizadas.

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Tutoriais


Exemplos


Jupyter

O Jupyter foi originalmente desenvolvido para as linguagens Julia, Python e R, mas hoje em dia suporta uma série de outras e permite ainda misturá-las no mesmo notebook. É também baseado num sistema de células input-output, mas estas são independentes.