Métodos de Avaliação

Durante o semestre e período de exames:

A avaliação de conhecimentos da cadeira será efectuada por meio de duas componentes:

  • Dois testes, realizados em comum por todos os alunos. Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem dos testes.
  • Cinco trabalhos de laboratório, realizados em grupos de dois alunos durante o semestre.

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

  • A componente de avaliação teórica (NT) é superior ou igual a 8.0 valores;
  • A componente de avaliação laboratorial (NL) é superior ou igual a 9.5 valores;
  • A média pesada das duas componentes de avaliação é superior ou igual a 9.5 valores.

Nestas condições, a nota da cadeira é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

  • NT: 50%
  • NL: 50%

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre lectivo.

As notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas.

Testes:

As datas de realização dos testes são:

  • Primeiro teste: 12 de Novembro de 2020;
  • Segundo teste: 26 de Janeiro de 2021;
  • Repescagem: 10 de Fevereiro de 2021.

A componente de avaliação teórica (NT) é calculada da seguinte forma:

  • Aluno que realiza apenas os dois testes em época normal: NT = 0.5 x T1 + 0.5 x T2
  • Aluno que repesca apenas o primeiro teste: NT = 0.5 x max(T1, R1) + 0.5 x T2
  • Aluno que repesca apenas o segundo teste: NT = 0.5 x T1 + 0.5 x max(T2, R2)
  • Aluno que repesca ambos os testes: NT = 0.5 x max(T1 + T2, R1 + R2)

em que T1 e T2 são as notas do primeiro e segundo teste, respectivamente, e R1 e R2 as notas das repescagens nesses mesmos testes.

Laboratórios:

Cada trabalho de laboratório é constituído por duas partes:

  • Uma parte teórica (HW), que idealmente deverá ser preparada em casa antes do laboratório, e que tipicamente consistirá na resolução de um pequeno exercício, cuja solução será depois usada no laboratório. A parte teórica deverá ser submetida até ao final da primeira sessão do laboratório correspondente.
  • Uma parte prática (L), a ser realizada durante as sessões de laboratório, e que deverá ser entregue até ao final da segunda sessão do laboratório correspondente.

A componente de avaliação laboratorial (NL) é calculada da seguinte forma:

  • NL = (HW1 + L1 + HW2 + L2 + HW3 + L3 + HW4 + L4 + HW5 + L5 - M1 - M2) / 4,

onde HW1, ..., HW5 correspondem às notas da parte teórica dos 5 trabalhos de laboratório (e que tomam valores entre 1 e 10), L1, ..., L5 correspondem às notas da parte prática dos 5 trabalhos de laboratório (e que tomam valores entre 1 e 10) e M1 e M2 são as duas notas mais baixas entre os 10 elementos de avaliação (HW1, ..., HW5, L1, ..., L5).

Apenas serão considerados para avaliação os elementos submetidos por alunos presentes na aula respectiva. Não há excepções a esta regra.

Os trabalhos de laboratório (tanto na sua parte teórica como na parte prática) deverão ser realizados em grupos de dois alunos. De acordo com as disposições gerais do I.S.T. relativas à organização das aulas na situação actual, as aulas de laboratório funcionarão em regime misto. Assim, em cada aula, estará presente fisicamente no laboratório apenas um dos dois elementos de cada grupo inscrito nesse turno, estando o outro elemento presente remotamente. Como cada trabalho compreende exactamente duas sessões, cada elemento do grupo deve estar presente em exactamente uma dessas sessões. As aulas decorrerão utilizando a ferramenta zoom, devendo todos os grupos de um mesmo turno estar ligados à sessão correspondente. Cada grupo será colocado numa "Breakout room", e o docente do laboratório percorrerá as várias "Breakout rooms" durante a aula, auxiliando os vários grupos na realização do trabalho.

Para efeitos de avaliação, considera-se que um aluno esteve presente na aula se:

  • Na semana definida para esse efeito, esteve presente fisicamente no laboratório durante um período de tempo de pelo menos 60 minutos e garantiu que a sua presença foi registada na folha de presenças;
  • Na semana definida para esse efeito, esteve ligado remotamente durante um período de tempo de pelo menos 60 minutos e a sua presença foi verificada quando o docente do laboratório se ligou à "Breakout room" do grupo.

A não-presença numa sessão de laboratório implica que a nota do elemento de avaliação submetido nessa aula é 0 (zero).

Na realização dos trabalhos de laboratório, a discussão entre grupos e/ou com o corpo docente é permitida e encorajada. No entanto, a discussão deverá ser sempre em termos do problema geral e não de soluções particulares. Cada grupo deverá encontrar individualmente as suas próprias soluções, as quais não deverão ser discutidas entre alunos ou copiadas de qualquer outra fonte. 

Especificamente: Não é permitido mostrar, ver, discutir ou partilhar (fisica ou electronicamente) código ou respostas aos trabalhos até que estes tenham sido classificados.

Adicionalmente, a consulta de linhas de trabalho ou abordagens na internet ou noutras referências bibliográficas é permitida. No entanto, mais uma vez, tal consulta deverá ser sempre em termos gerais. A utilização de código (mesmo que adaptado) de qualquer referência externa não é permitida. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não cópia.

Cada elemento de um grupo é co-responsável por todo o material submetido pelo grupo. Assim, cabe a cada aluno assegurar-se que todo o trabalho submetido para avaliação (individualmente ou em grupo) resulta exlusivamente do seu trabalho e não viola as regras de conduta acima. Todo o aluno que viole as regras de conduta acima ou que, de alguma forma, procure ludibriar a metodologia de avaliação, será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar.

Melhorias de nota/Reinscrição:

A avaliação tem ser efectuada em todas as suas componentes (teórica e prática). Notas obtidas em semestres anteriores não serão consideradas.

Época especial:

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame, sendo a nota obtida no exame pelo aluno a sua nota final na cadeira. Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.