Sumários

Exercício 4. MUDANÇA NO ESPAÇO / PERCEPÇÃO DO TEMPO

26 novembro 2019, 08:00 Francisco Teixeira Bastos

Definição dos diversos tipos de espaços de "ESTAR": por dimensão, por posição no terreno, por posição no percurso.

Acompanhamento  individual  dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Exercício 4. MUDANÇA NO ESPAÇO / PERCEPÇÃO DO TEMPO

22 novembro 2019, 09:00 Francisco Teixeira Bastos

Discussão dos conteúdos e objectivos do exercício

Definição dos conceitos de "Espaço-Tempo", de "Estada" e de "Percurso" para a narrativa

de suporte a um projecto de arquitectura.

Definição de "estrutura espacial contínua percorrível" e a sua relação com os diversos "momentos" definidores da sua qualidade arquitectónica.

Apoio à aplicação prática individual dos conceitos apresentados

Discussão a partir da leitura da bibliografia proposta

19 novembro 2019, 14:30 Francisco Teixeira Bastos

Apresentação e discussão dos livros:

_SUZUKI, Akira (ed.), Toyo Ito Conversas com estudantes. Editorial Gustavo Gilli, SA,Barcelona,2005;

_NUFRIO, Anna (ed.), Eduardo Souto de Moura, Conversas com estudantes, Editorial Gustavo Gilli, SL,Barcelona,2008.

Discussão cruzada sobre os arquitectos, os seus percursos, as suas intenções e modos de fazer arquitectura.

Discussão a partir da leitura da bibliografia proposta

19 novembro 2019, 14:30 Patrícia Isabel Mendes Lourenço

Apresentação e discussão dos livros:

Discussão cruzada sobre os arquitectos, os seus percursos, as suas intenções e modos de fazer arquitcetura.

Daniel Libeskind Jewish Museum Berlin - FILME DIDÁCTICO

19 novembro 2019, 08:00 Francisco Teixeira Bastos

Visionamento e discussão do filme: Daniel Libeskind Jewish Museum Berlin: com o fim didáctico da promoção da discussão em torno de conceitos abordados: espaços servidos e espaços servidores, o papel do vazio no espaço arquitectónico, o programa cultural e o programa funcional, a intencionalidade cultural e social na arquitectura.

Apresentação e discussão dos livros:

_Le Corbusier. Conversa com os Estudantes das Escolas de Arquitectura. Editora Cotovia, 2009;

_Peter Zumthor,Thinking Architecture, Birkhauser – Publishers for architecture, Germany, 1999;

_Tadao Ando, Conversas com Michael Auping. Editorial Gustavo Gilli, SA,Barcelona,2002.