Sumários

Discussão a partir da leitura da bibliografia proposta

19 Novembro 2019, 14:30 Patrícia Isabel Mendes Lourenço

Apresentação e discussão dos livros:

_SUZUKI, Akira (ed.), Toyo Ito Conversas com estudantes. Editorial Gustavo Gilli, SA,Barcelona,2005;
_NUFRIO, Anna (ed.), Eduardo Souto de Moura, Conversas com estudantes, Editorial Gustavo Gilli, SL,Barcelona,2008.

Discussão cruzada sobre os arquitectos, os seus percursos, as suas intenções e modos de fazer arquitcetura.

Daniel Libeskind Jewish Museum Berlin - FILME DIDÁCTICO

19 Novembro 2019, 08:00 Patrícia Isabel Mendes Lourenço

Visionamento e discussão do filme: Daniel Libeskind Jewish Museum Berlin: com o fim didáctico da promoção da discussão em torno de conceitos abordados: espaços servidos e espaços servidores, o papel do vazio no espaço arquitectónico, o programa cultural e o programa funcional, a intencionalidade cultural e social na arquitectura.

Apresentação e discussão dos livros:
_Le Corbusier. Conversa com os Estudantes das Escolas de Arquitectura. Editora Cotovia, 2009;
_Peter Zumthor,Thinking Architecture, Birkhauser – Publishers for architecture, Germany, 1999;
_Tadao Ando, Conversas com Michael Auping. Editorial Gustavo Gilli, SA,Barcelona,2002.

EX.3 REVELAÇÃO

15 Novembro 2019, 09:00 Patrícia Isabel Mendes Lourenço

Acompanhamento  individual  dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A REPRESENTAÇÃO DE IDEIAS E AS INTENÇÕES CONCEPTUAIS

12 Novembro 2019, 14:30 Francisco Teixeira Bastos

Exploração das Representações analógicas (esquemas, diagramas,…), das Representações simbólicas (verbais e operatórias), das Representações icónicas (plantas, cortes, alçados, maquetes, fotografias),dos Modelos Físicos versus Modelos conceptuais, para aquisição de conhecimentos e para representação/comunicação de ideias e intenções conceptuais.

A REPRESENTAÇÃO DE IDEIAS E AS INTENÇÕES CONCEPTUAIS

12 Novembro 2019, 14:30 Patrícia Isabel Mendes Lourenço

Apresentação do conceito de Louis Kahn de Espaços Servidos e Servidores, para a hierarquização dos espaços no objecto arquitectónico.