Últimos anúncios
Avaliação em 04 de Abril de 2024
3 abril 2024, 17:46 • Carlos Paiva
Caros alunos de Nano-Fotónica,
Antes de mais: a sessão de avaliação (apresentação + discussão) será amanhã, quinta-feira, dia 04 de Abril de 2024, sala LT.1 do piso 4 da Torre Norte, com início às 09:30.
Cada um dos 3 grupos fará uma apresentação prévia. É preferível que cada um dos elementos do grupo intervenha nessa apresentação. Cada apresentação terá um intervalo temporal (não rígido) entre os 15 e os 30 minutos. Segue-se a discussão do trabalho e algumas perguntas sobre o teorema de Bell e afins (mais pormenores a seguir).
Não me parece necessário (mas também não o desaconselho em absoluto) a leitura de livros sobre o teorema de Bell e assuntos relacionados. Mas, se quiserem mesmo, uma indicação formal dos melhores livros sobre este assunto, aqui vai:
· Jeffrey Bub, Bananaworld – Quantum Mechanics for Primates. Oxford, UK: Oxford University Press, 2016.
· Valerio Scarani, Bell Nonlocality. Oxford, UK: Oxford University Press, 2019.
Os PDFs destes dois livros encontram-se aqui:
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/disciplinas/N3/2023-2024/2-semestre/additional-bibliography
O segundo (do Valerio Scarani) tem um nível mais avançado. A ler mesmo, talvez o Chapter 3 (pp. 43 – 86) do livro do Jeffrey Bub. Nota (from the Preface, livro do Jeffrey Bub, p. vii):
« The first thing to clear up is that this is not another “quantum mechanics for dummies” book. The aim of the book is really quite serious. »
Quanto à matéria que podem (e devem) consultar ela consta (como sempre disse nas aulas) dos seguintes ficheiros PowerPoint:
ü Quantum Pseudo-Telepathy
ü The GHZ Puzzle
ü Quantum Nonlocality with PR Boxes
Estes 3 ficheiros encontram-se aqui:
Os tópicos a abordar são os seguintes (todos tratados nesses ficheiros):
v O teorema de Bell mas na forma CHSH;
v Caixas Negras PR;
v A querela EPR versus QM (Quantum Mechanics);
v Como responder a EPR sem desigualdades de Bell (ver GHZ).
Notem que existem 2 escolas de pensamento que negam o valor deste problema: (i) a escola da MWI (Many-Worlds Interpretation); (ii) a escola do superdeterminismo. A MWI nega a existência de colapso do vector de estado (o problema da medida em QM), oferendo (como resposta alternativa) a bifurcação (ou mais) dos mundos. O superdeterminismo é explorado por vários investigadores, e.g., a Sabine Hossenfelder – que podem ver e ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ytyjgIyegDI
Não acho bom, neste momento, entrarem no problema da interpretação (filosófica) da QM. Basta saberem que a célebre função de onda «Psi» (ou vector do espaço de Hilbert) tem (essencialmente) duas interpretações distintas: (i) a interpretação epistémica; (ii) a interpretação ôntica. Na interpretação epistémica (escolha de Copenhaga, Bohr, Heisenberg, etc.) o vector de estado não representa a realidade em si mesma – apenas representa o conhecimento humano que é possível ter acerca do mundo. Na interpretação ôntica (MWI, colapso objectivo de Penrose, superdeterminismo, Ghirardi-Rimini-Weber, etc.) o vector de estado corresponde à realidade em si (de outra maneira negaríamos o valor universal da ciência). Eu, pessoalmente, inclino-me para a interpretação ôntica, mas apenas porque acho a melhor forma de filosofia da ciência.
Cumprimentos a todos,
Carlos Paiva
----------------------------------------------------------
E-mail: carlos.paiva@tecnico.ulisboa.pt
Referências úteis para os trabalhos
24 março 2024, 17:54
Cancelamento da aula de quinta-feira, dia 14 de Março de 2024
14 março 2024, 11:15
Anúncio 2 - Alteração do Horário das quintas-feiras (URGENTE!)
14 fevereiro 2024, 19:31
Anúncio 1 - Primeira aula
3 fevereiro 2024, 19:31