Acesso remoto aos PCs do laboratório

28 setembro 2015, 11:42 Marcelino Bicho dos Santos

Os alunos com máquinas a correr Windows devem obter online (grátis) o Xming e o putty. Executar o Xming (que fica em background) e configurar o putty com o hostname microxx"@acetfcpc2.ist.utl.pt (xx é o nº do vosso grupo) e permitindo o X11 forwarding.

O acesso da rede exterior à ACE requer uma ligação inicial ao servidor que permite acessos do exterior:

ssh -X  "microxx"@acetfcpc2.ist.utl.pt    (assim ligam-se à vossa área, no servidor de áreas, xx é o nºdo vosso grupo - peçam passw ao professor)

Em seguida, ou no caso de se estar no interior da rede da ACE (ex: LE1), os alunos devem ligar-se aos computadores do laboratório de Microelectrónica:

ssh -X "ist1xxxxx"@acemicrolab1.ist.utl.pt até ao acemicrolab7  (aqui, irão para os pc's do laboratório MICROLAB)

Lab tutorial

16 setembro 2015, 12:07 Marcelino Bicho dos Santos

The tutorial for the first two laboratory sessions is available in the Lab Files section.
It is important that the students enable their access to the storage (AFS) offered by DSI to all IST community before they go to the lab. The enabling process is not immediate.
You can activate the AFS service in DSI>Services>Self Service - https://ciist.ist.utl.pt/ciistadmin/user/