Aula de prática laboratorial A1 (próximas semanas)

21 fevereiro 2019, 19:10 Cristina Anjinho Viegas

Caros alunos  

Para o TP1, cada grupo deve trazer uma amostra ambiental (por exemplo, terra ou folhas de plantas/frutos em decomposição, recolhidas no campo; ou outro tipo de amostra de que se lembrem, mas onde esperem encontrar microrganismos). A colheita da amostra deve ser feita para um tubo previamente esterilizado que é fornecido pelo laboratório de ensino em ciências biológicas (LCB), no piso 6. Um elemento de cada grupo deve deslocar-se previamente ao LCB para que vos seja fornecido o recipiente esterilizado.

A colheita da amostra deve ser feita em condições mínimas de esterilidade (i.e., sem tocarem na amostra com os dedos; podem colher directamente para o tubo ou usar uma espátula/colher desinfectada com álcool e seca ao ar). Se a colheita for feita na véspera da realização do trabalho ou algumas horas antes, a amostra deve ser guardada no frigorífico (pode ser no LCB).

Não se esqueçam de que, para cada aula laboratorial e nos periodos de observação dos resultados experimentais (em alguns casos, nos dias seguintes ao da realização do trabalho), devem trazer:

- a bata,

- o guia de trabalhos laboratoriais de Microbiologia_2019;

- a fichas de registo de resultados.

Obrigada.

Atentamente

Cristina Viegas