Sumários

TP. 7 e TP. 8

5 Junho 2008, 16:00 Cristina Anjinho Viegas

Foram realizados 2 trabalhos laboratoriais:

TP. 7 Observação microscópica de fungos; identificação do género a que pertencem 3 fungos miceliais diferentes com base na morfologia macroscópica e de aspectos estruturais microscópicos; observação ao microscópio de preparações de leveduras.

TP. 8 Análise da qualidade bacteriológica de uma água trazida pelos alunos, com base na pesquisa de indicadores bacterianos de contaminação fecal.

Vírus

5 Junho 2008, 12:00 Leonilde de Fátima Morais Moreira

Introdução à Virologia. Bacteriófagos: ciclos lítico e lisogénico. Vírus de animais.

TP. 7 e TP.8

4 Junho 2008, 16:00 Cristina Anjinho Viegas

Foram realizados 2 trabalhos laboratoriais:

Fungos

3 Junho 2008, 12:30 Leonilde de Fátima Morais Moreira

Características gerais dos fungos. Os ciclos de vida de Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota.

Aplicações biotecnológicas de leveduras e fungos.

TP-5 e TP6- Resistência a antibióticos e actividades bioquímicas

29 Maio 2008, 16:00 Leonilde de Fátima Morais Moreira

Na primeira parte da aula procedeu-se à avaliação da susceptibilidade de bactérias Gram-negativas a diversos antibióticos da família dos beta-lactâmicos e fluoroquinolonas. Na segunda parte da aula procedeu-se à determinação de diversas actividades enzimáticas em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.