Métodos de Avaliação

A avaliação é feita através da realização de testes (2) ou exames (2). Existe uma componente opcional de avaliação contínua.

Realizam-se dois testes:

• 1º teste - Diagramas de Esforços; Cinemática e Dinâmica das Partículas e Sistemas de Partículas;
  • 2º teste - Cinemática e Dinâmica dos Corpos Rígidos; Vibrações; Matriz de Inércia; Tensores.

O 2º teste coincide com o 1º exame.

Os exames são constituídos por duas partes cada uma correspondendo a um dos testes.

Na data do 2º exame pode haver repescagem de um teste.

São aprovados os alunos com mínimo de 7,0 em cada teste e cuja média dos testes ou nota do exame (CFtestexam) seja tal que, conjugada com a componente de avaliação contínua (CAC), caso exista, atinja uma classificação final (CF, ver fórmula abaixo) mínima de 9,5 valores.

A componente (opcional) de avaliação contínua é composta por:

• Relatório de sessão de laboratório dedicada à determinação de esforços numa estrutura isostática (1 valor);
  • Ficha - elaboração de diagramas de esforços de estruturas isostáticas diversas (2 valores);
  • Relatório de sessão de laboratório dedicada à análise de oscilações de sistemas de 1 grau de liberdade (1 valor).

O conjunto desta componente contínua, CAC, será cotado para um máximo de 4 valores. Esta componente, se cotada para o máximo, poderá corresponder (para classificações dos testes/exame próximas do 10) a um aumento de 2 valores na classificação final.

A classificação final, CF, e antes da eventual oral, será obtida da seguinte forma:

CF = CAC +((20-CAC)/20)*CFtestexam

Se esta classificação exceder 17, o aluno é convocado para oral. Em caso de não comparência a classificação será reduzida para 17.