Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Química

O objectivo desta disciplina é, por um lado, permitir aos alunos adquirir os conhecimentos fundamentais de ciência de materiais e articulá-loscom os conhecimentos relevantes adquiridos em disciplinas anteriores (ligação química, estrutura dos sólidos, fenómenos de transferência, termodinâmica, cinética reacional, etc.) e, por outro lado, dar aos alunos uma visão de conjunto da vasta gama de materiais atualmente colocada à disposição do engenheiro químico para a sua atividade profissional. Será dada enfâse aos materiais mais relevantes para projecto químico, designadamente os materiais metálicos e poliméricos. Finalmente, estudar-se-ão métodos informatizadas de seleção de materiais e aplicar-se-ão estes métodos a projecto de engenharia química.