Sumários

As equações do movimento de um corpo oscilante

18 janeiro 2008, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Exemplo do cálculo da força de Froude-Krylov: Força horizontal num cilindro vertical em profundidade finita sujeito à acção de uma onda incidente regular na aproximação de ondas longas. A força de difracção na aproximação de ondas longas: relação com o problema de radiação.

As equações do movimento de um corpo oscilante sujeito a ondas incidentes regulares. A resposta do corpo: função de transferência. A função de transferência para um corpo com dois planos de simetria em arfagem: limites de baixa e alta frequência. As condições de ressonância. Exemplos para uma semi-esfera e uma bóia cilíndrica alongada.


Força de excitação.

11 janeiro 2008, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

As forças de radiação. Coeficientes de massa adicionada e amortecimento. Dependência da frequência. Limites para baixa e altas frequências.

Força de excitação. Relação de Haskind entre o potencial de difracção e de radiação. Relações entre a amplitude da força de excitação e o amortecimento. Aproximação de Froude-Krylov para o cálculo da amplitude de excitação.


Interacção entre ondas gravíticas e estruturas

4 janeiro 2008, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Interacção entre ondas gravíticas e estruturas. Teoria Linear. Problema potencial para a interacção de um corpo flutuante com uma onda regular sinusoidal incidente. Formulação dos problemas de radiação e de difracção. Condições de fronteira. Condição de radiação. Força e momento sobre o corpo. Contribuição hidrostática. Hidrostática linear. Condições de equilíbrio e estabilidade.


Aula adiada para Janeiro

21 dezembro 2007, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Aula adiada para Janeiro


Problemas aos valores de fronteira na teoria linear de ondas

14 dezembro 2007, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Singularidade oscilante na origem: Problema potencial. Solução por separação de variáveis. Condição de radiação. Comportamento assimptótico a grandes distâncias. Relação com o método da fase estacionária.

O sistema de ondas de uma perturbação pontual a velocidade constante. O padrão de ondas de Kelvin. Forma das cristas. Propblema potencial estacionário: Aplicação do método da fase estacionária. Radiação de energia e a resistência de onda associada ao padrão de Kelvin. Dependência da velocidade.