Programa

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial

Programa

1 - Introdução: Noção de contínuo, cálculo vectorial, coordenadas cartesianas, tensores cartesianos, leis de transformação de coordenadas. 2 - Tensão e Equilíbrio: Tipos de forças, vector tensão num ponto, tensor das tensões, tensões principais, invariantes, tensão de corte máxima, tensor desviador e hidrostático, círculo de Mohr, equações de equilíbrio. 3 - Teoria de Deformação: Deslocamento e deformação de um corpo, gradiente da deformação, campo de extensão, extensões infinitesimais, tensor das extensões, variações de comprimento, distorção, equações de compatibilidade. 4 - Modelos constitutivos: Comportamento Elástico. Isotropia, Anisotropia e Simetria material. 5 - Torção: Função de empeno, função de tensão de Prandtl, constante de rigidez de torção, analogia da membrana. Torção de perfis finos abertos, fechados, multicelulares e mistos. Flexão e torção de perfis finos. Tensões tangenciais de flexão. Centro de corte. Bimomento. 6 - Princípios Energéticos: Energia elástica e potencial de forças. Trabalho das forças. Princípio de energia potencial mínima e dos trabalhos virtuais. 7 - Critérios de Estabilidade e Instabilidade.