Sumários

Sessão 1

PALESTRA ESPECIAL

6 maio 2015, 11:00 Antonio Manuel dos Santos Pascoal

A exemplo de alguns anos anteriores, e a fim de expor os(as) alunos(as) a matérias mais próximas das aplicações práticas, a aula do dia 6 de Maio (quarta-feira) tomou a forma de uma palestra proferida pela Drªa Rita Cunha do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do IST.

Título da Palestra:
Modelação da dinâmica de veículos aéreos de asa rotativa

Resumo:
Nesta apresentação será feita uma breve descrição de um modelo dinâmico de um helicóptero não-tripulado, derivado com base nos princípios da dinâmica e aerodinâmica para aeronaves de asa giratória e destinado a servir como ferramenta para o projecto de sistemas de controlo de voo. O helicóptero é modelado como um corpo rígido com seis graus de liberdade, cujo movimento é regido por forças e momentos que incluem os efeitos da gravidade, rotor principal, rotor de cauda, e de outros componentes do veículo.De seguida, será introduzido o modelo de um quadrirotor e destacadas as diferenças e semelhanças entre os dois veículos. Alguns exemplos de resultados experimentais de teste de algoritmos de controlo implementados com base nestes modelos serão apresentados.

6 maio 2015, 09:00 João Pedro Castilho Pereira Santos Gomes

Sessão 2

Cap. 6 Modelos baseados em dados

4 maio 2015, 12:30 Antonio Manuel dos Santos Pascoal

Exposição da teoria e técnicas necessárias para formular e resolver problemas simples de

estimação de parâmetros com base no método dos mínimos quadrados.

4 maio 2015, 10:00 João Pedro Castilho Pereira Santos Gomes

Sessão 2