Sumários

Protecção do Betão contra a penetração - revestimentos superficiais. Materiais de Reparação Estrutural (aula online)

4 novembro 2020, 10:00 Augusto Martins Gomes

Revestimentos de protecção por pintura, revestimentos espessos e membranas.

Protecção contra a carbonatação do betão. Características a exigir: Permeabilidade ao CO2, espessura da camada de ar equivalente, permeabilidade ao vapor de água, resistência à absorção de água e ao envelhecimento e aderência ao substrato.

Protecção contra a penetração de cloretos. EN 1504-2 - Requisitos de desempenho para os revestimentos por pintura de diferentes tipos de tintas.

Materiais para reparação estrutural e não estrutural. NP EN 1504 – Princípios P3 – Substituição do betão deteriorado, P4 – Reforço de Elementos e P7 - Repassivação de armaduras. Requisitos a satisfazer pela metodologia de reparação.

Materiais de reparação. Betão, microbetão e argamassas de reparação. Formas de aplicação e de apresentação, tipos de ligantes, requisitos de aderência, retracção, resistência e de protecção das armaduras. Compatibilidade com o suporte e  facilidade de aplicação. Redução do teor de humidade e repassivação das armaduras por substituição do betão carbonatado e do betão com elevado teor de cloretos. Exemplo de ficha técnica duma argamassa de reparação.


Cartas e documentos Internacionais.Intervenções de Conservação

4 novembro 2020, 08:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Cartas e Documentos Internacionais

  • Carta de princípios para a análise, conservação e restauro estrutural do património arquitectónico (2003) -  ICOMOS - Análise e comentário
Intervenções de Conservação - A selecção e definição de uma acção de conservação requer a recolha e análise de um conjunto vasto de informação:
  • adequado conhecimento do "objecto" (investigação histórica, materiais e técnicas construtivas, estado de conservação, etc.)
  • meio ambiente
  • intervenções anteriores
  • princípios gerais que devem orientar as acções de conservação: Autenticidade, reversibilidade/compatibilidade, retratibilidade, intervenção mínima - Análise de casos práticos


International Documents and Charters.Conservation Interventions

3 novembro 2020, 11:30 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

International Charters 

  • Analysis and comments: 2003 - ICOMOS Charter - Principles for the Analysis, Conservation and Structural Restoration of Architectural Heritage (2003)
Conservation Interventions - The selection of conservation actions requires appropriate knowledge about: 
  • the "object" (historical research, materials and construction techniques, condition, etc.)
  • environment
  • previous interventions
  • general principles that should guide the conservation actions
  • Authenticity, reversibility / compatibility, retreatability, minimal intervention.
  • Case studies.


Additional measures to improve RC durability

28 outubro 2020, 12:30 Augusto Martins Gomes

Measures to improve durability. Cross section shape, drainage systems, design criteria’s, technical specifications, detailing, technical supervision of the execution, maintenance and preventive measures.

Additional measures to improve RC durability of the reinforced concrete structures.

NP EN 1504-2 – Products and systems for protecting and repairing concrete structures. Part 2: Surface protection systems for concrete. Principle P1 - Protection against ingress and Principle P2 - Moisture control. Surface impregnation and coatings. Protection of concrete with organic products. Hydrophobic impregnation, impregnation by partially filling of the pores and coatings.


Melhoria da Durabilidade de uma estrutura de betão armado. Protecção adicional do betão armado (aula online)

28 outubro 2020, 10:00 Augusto Martins Gomes

Medidas de melhoria da durabilidade do betão. Forma dos elementos, drenagem, critérios de projecto, especificações técnicas, pormenorização, controlo técnico de execução e manutenção.

Medidas de protecção adicional das estruturas de betão.

NP EN 1504-2 Sistemas de Protecção Superficial do Betão. Princípio P1 – Protecção contra substâncias agressivas e P2 – Controlo da humidade no betão. Produtos de Protecção superficial: impregnação da superfície e revestimentos. Impregnação hidrófoba e impregnação por preenchimento parcial dos poros. Ângulo de contacto com a água. Revestimentos de protecção do betão por pintura e barramento. Critérios de selecção do sistema de pintura.