Sumários

Momento Angular - 1 - Conservação do Momento Angular e Isotropia do Espaço. (aula online)

14 abril 2020, 17:00 Carlos Rodrigues da Cruz

Conceito de momento angular. Momento angular de um sistema de partículas. Momento angular e movimento de rotação. Exemplos: Duas partículas em rotação no referencial do centro de massa. A conservação do momento angular como resultado da isotropia do espaço. Apresentação de vídeos.

14 abril 2020, 15:30 Carlos Rodrigues da Cruz

Série 4 (aula online)

13 abril 2020, 13:00 Maria José Jardim Beira

Resolução dos problemas 1,3,4,6,7 e 8 da quarta série de problemas

Movimento de sistemas de partículas. Centro de massa. (aula online)

3 abril 2020, 15:30 Carlos Rodrigues da Cruz

Descrição do movimento de sistemas de partículas. Centro de massa; referencial do centro de massa. Exemplo: explosão de uma granada.

Energia cinética de um sistema de partículas: energia cinética do centro de massa e energia cinética no referencial do centro de massa. Descrição do movimento de um sistema de dois corpos no referencial do centro de massa: massa reduzida. Exemplo: momento linear e energia cinética e energia potencial gravíica no referencial do centro de massa em função da posição e velocidade relativa das partículas (exemplo: Lagrangiano do sistema Sol-Terra no referencial do centro de massa).

Movimento de sistemas de partículas. Centro de massa. (aula online)

3 abril 2020, 14:00 Carlos Rodrigues da Cruz