A partir de 11 de Março de 2020, devido à pandemia covid-19 as aulas presenciais foram interrompidas no IST, sendo substituídas a partir de 18 de Março por aulas remotas (isto sem prejuízo, dos alunos que teriam aulas nos dias 11, 12 e 13 de Março, poderem eventualmente ainda completar a primeira série de laboratórios).

Para os trabalhos de laboratório remotos, adotamos o conceito ''Hands On'', ou Mão na Massa, sendo as 
experiências montados com peças e ferramentas usadas correntemente no dia a dia.

Cada grupo de alunos pode começar a realizar o 1o trabalho "Estudo da Trajetória Parabólica dum Grave", a partir da semana anterior à do trabalho. podendo ler o guia na versão pdf,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1126518382244730/MO-HandsOn_Parabola_guia_v4.pdf
e preenche-lo na versão word cujo formulário está pronto a preencher,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1126518382244731/MO-HandsOn_Parabola_guia_v4.doc
Se pretenderem aprofundar o conceito e ver exemplos de outros trabalhos, podem também consultar o elemento de estudo, https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1689468335635647/LabHandsOn2020MO.pdf
Nota: para este trabalho apenas iremos avaliar os resultados de uma única montagem experimental por grupo. Cada aluno poderá, se estiver motivado para tal, preparar a sua montagem, e tirar fotos, mas na análise dos dados o grupo de alunos apenas deve mostrar os dados de uma única montagem.

Quanto ao 2o trabalho "Estudo do Movimento do Pêndulo", os alunos também podem começar a realizá-lo a partir da semana anterior à do trabalho. podendo ler o guia na versão pdf,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1126518382244732/MO-HandsOn_Pendulo_guia_v1.pdf
e preenche-lo na versão word cujo formulário está pronto a preencher,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1126518382244733/MO-HandsOn_Pendulo_guia_v1.doc

Nota: para este trabalho, cada um dos alunos deve realizar uma montagem e uma série de medições, o trabalho conta com três séries de medições.

Os alunos podem ir completando completar diretamente o trabalho no ficheiro word.  Durante a respetiva aula, após estar terminado, devem depois imprimi-lo num ficheiro pdf que enviarão ao professor (podem também se preferirem, desde que tenham uma impressora, imprimir o ficheiro pdf, preenche-lo manualmente, colando as respetivas fotografias e enviar um scan do trabalho ao professor, num único ficheiro pdf).

Se tiverem dúvidas para a montagem experimental, podem coloca-las por email ao professor.

O horário do respetivo laboratório ficará dedicado aos alunos mostrarem remotamente ao professor a respetiva montagem experimental, discutirem o seu trabalho ou eventuais dúvidas com o professor, e será nesse horário que os alunos deverão enviar o trabalho ao professor.

Attachments