- O relatório é para entregar até quando?
Resposta: Deve entregar durante a sua aula de laboratório, uma aula remota por Zoom.
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- No documento LabHandsOn2020MO há a informação relativamente à disposição da capa do relatório, etc o mesmo deve ser ignorado e utilizar o relatório já pré-feito (documento Mo-HandOn_Parabola_guia_v2)?
Resposta: Sim, deve seguir o relatório já pré-feito, o outro é apenas um guião geral que serve de elemento de estudo.
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- Devemos tirar uma foto da experiência em primeira pessoa como no enunciado e outra onde aparecemos no local da experiência com os materiais utilizados?
Resposta: Primeiro mostram fotos dos elementos do grupo e do material/montagem utilizados.
Depois mostram a foto a partir da qual medem os dados experimentais a estudar.
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- Somos três alunos no grupo, quantas montagens experimentais e quantos resultados devemos apresnetar?
Resposta: Basta uma montagem a funcionar, nós só iremos avaliar uma análise de dados.
De resto devem tirar fotografias dos restantes elementos do grupo, por exemplo a preparar diferentes montagens ou a tratar os dados no computador.
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- Apesar de ser facultativa, se pretendermos fazer uma breve
introdução devemos que aspectos devemos realçar principalmente?
Resposta: A introdução facultativa pode versar sobre a parte da teoria deste trabalho que mais interessou ao grupo, deve ser simples.
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- O que é suposto variar, será o angulo do jato? A posição? O x e o y não deviam ser sempre a origem do referêncial?
Resposta: O que queremos estudar é uma trajetória, ou seja uma curva no espaço, neste caso de y em função de x.
Veja o guia em parte pré-preenchido,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1689468335635648/MO-HandsOn_Parabola_guia_v2.pdf
Deve obter uma parábola semelhante à da Figura 1, medir pontos da parábola x- horizontal, y- vertical, e tratar os dados correpondentes.
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- Como é que sabemos a quantidade de volume de água que devemos medir?
Resposta: O que pretendemos é um caudal,
(volume de água que entra na garrafa)/tempo
o caudal é uma constante, pois o volume é proporcional ao tempo.
Se tiver um medidor na cozinha, ou qualquer recipiente graduado, pode usa-lo para medir o volume que entra na garrafa.
Em alternativa pode contar o tempo necessário para encher por exemplo um garrafão de 5l, ou outro recipiente com um volume conhecido.
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- Queria saber se posso fazer a recolha da água com um alguidar, o cálculo do volume recolhido seria feito pela diferença de massas e os tempos de enchimento seriam aleatórios.
Resposta: Sim, a criatividade é bem vinda (desde que seja rigorosa).
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- Devemos avaliar o caudal para um determinado ângulo inicial e nas diferentes posições da parábola formada?
Resposta: Sim, o objetivo é fazer a medição para uma parábola apenas caudal apenas (mas fazendo algumas medições para diminuir o erro). Pode recolher até a água em diferentes posições da parábola formada, que o caudal deve ser o mesmo.
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- O diâmetro do próprio tubo para o caudal será constante nas diferentes medidas do tempo de enchimento do volume para o cálculo da Vo?
Resposta: Sim, o diâmetro é constante, é o diâmetro do jato à saída do tubo.
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- Em vez da utilização do excel se poderia usar o Tracker(enviando talvez o ficheiro produzido pelo mesmo)?
Resposta: pode certamente colocar a tabela criada noutro software (como por exemplo o tracker)
no seu ficheiro word, seja ela uma tabela ou uma imagem da tabela.
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- Gostaria tambem de saber se é necess ário prencher a tabela no Word ou se basta apenas ter prenchido no excel/Tracker(se for permitido)?
Resposta: Parece-me excelente o Vo. grupo usar o tracker a criatividade e a autonomia são valorizadas.
Pode certamente colocar a tabela criada noutro software (como por exemplo o tracker) no seu ficheiro word, seja ela uma tabela ou uma imagem da tabela. O que iremos avaliar será o pdf do ficheiro.
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- Como calculamos a barra de erro?
Resposta: A barra de erro está explicada no elemento de estudo,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1689468335635647/LabHandsOn2020MO.pdf
repete os cálculos com a curva superior da parábola e a curva inferior da parábola,
e a partir dos resultados obtém o intervalo onde se espera que esteja o valor correto.
Em rigor deveríamos fazer o mesmo para tudo o que medimos, mas demoraria muito tempo, basta fazer assim.